Elemento da tabela periódica - alumínio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
O Alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (13 prótons e 13 elétrons) com massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenhariaaeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
É dado a FriedrichWöhler o reconhecimento do isolamento do alumínio, em 1827.

Figura 1 - Tabela Periódica dos Elementos Químicos – Destaque para o Alumínio (Al)

1 - CARACTERÍSTICAS DO ELEMENTO :
Figura 2 - Óxido de Alumínio
1.1- PESO:
O alumínio é um metal leve, com uma densidade de um terço ao do aço, 2.700 kg/m³.
1.2 - FORÇA:
Ligas de alumínio normalmente têm pontos fortes de atração, entre 70 e700 MPa. O intervalo para ligas utilizadas na extrusão é de 150 a 300 MPa. Ao contrário da maioria das qualidades do aço, o alumínio não se torna quebradiço às baixas temperaturas. Em vez disso, aumenta a sua força. Em temperaturas elevadas, a força do alumínio diminui. Em temperaturas continuamente acima de 100 ° C, a força é afetada na medida em que o enfraquecimento deve ser tomado emconsideração.
1.3 - EXPANSÃO LINEAR:
Em comparação com outros metais, o alumínio tem um coeficiente relativamente grande de expansão linear. Este fato deve ser tomado em consideração em alguns designs.
1.4 - CONDUTIVIDADE:
O Alumínio é um excelente maestro de calor e eletricidade. Um maestro de alumínio pesa aproximadamente 50% a mais do que um maestro de cobre, tendo a mesma condutibilidade.
1.5 -RESISTÊNCIA Á CORROSÃO:
O Alumínio reage ao oxigênio do ar, formando uma camada muito fina de óxido de alumínio (Al2O3) que é um composto químico de alumínio e oxigênio. Também é conhecido como alumina. Embora tenha menos de um milímetro de espessura, essa camada é densa e fornece a proteção excelente contra a corrosão natural. Quando o alumínio é usado no exterior, espessuras de entre 15 e 25 ìm¥ (dependendo do desgaste e risco de corrosão) são comuns.
O Alumínio é extremamente duradouro em ambientes neutros e ligeiramente ácidos. Em ambientes caracterizados pela alta acidez ou basicidade alta, a corrosão é rápida.

1.6 - APARÊNCIA:
Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se formam rapidamente quando exposto ao ar.
1.7- ISÓTOPOS:
O alumíniopossui nove isótopos, cujas massas atômicas variam entre 23 e 30 u. Somente o Al-27, estável, e o Al-26, radioativo, são encontrados na natureza. O Al-26 é produzido na atmosfera a partir do bombardeamento do argônio por raios cósmicos e prótons. Os isótopos têm aplicação prática na datação de sedimentos marinhos, gelos glaciais, meteoritos entre outros.
A relação Al-26 / Be-10 é empregada na análisede processos de transporte, deposição, sedimentação e erosão a escalas de tempo de milhões de anos.
O Al-26 cosmogênico se aplicou primeiro nos estudos da Lua e dos meteoritos. Estes corpos espaciais se encontram submetidos a intensos bombardeios de raios cósmicos durante suas viagens espaciais, produzindo-se uma quantidade significativa de Al-26. Após o impacto contra a Terra, a atmosfera quefiltra os raios cósmicos detém a produção de Al-26, permitindo determinar a época em que o meteorito caiu.
1.8 - OUTRAS PROPRIEDADES:
O Alumínio é facilmente trabalhado através da maioria dos métodos de maquinaria – moedura, perfuração, corte puncionar, arquear, entre outros. Além disso, a entrada de energia durante a maquinagem é baixa.
A permeabilidade superior do alumínio é essencial para...
tracking img