Elementais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PENSAMENTO, ELEMENTAIS E MATERIALIZAÇÃO - DASKALOS
*

Elementais

Muito provavelmente, Theophanis era o mais velho entre os discípulos e amigos de Daskalos. A amizade dos dois tinha com certeza mais de quarenta anos. Ele era de Pafos, um porto a sudeste da ilha, a cento e sessenta quilômetros de Nicósia. Ali São Paulo foi preso e chicoteado por pregar o Cristianismo aos pagãos. Os habitantesde Pafos eram conhecidos como devotos adoradores de Afrodite.

Theophanis tinha a reputação de fazer curas; contava com alguns discípulos mas, ao mesmo tempo, era também membro do círculo secreto de Daskalos. Devido aos longos anos de trabalho conjunto, um forte laço de amizade unia os dois velhos. Theophanis, contaram-me, cultivava uma devoção especial por Daskalos. Ao contrário deste, quetinha uma personalidade esfuziante, Theophanis era um homem quieto, que só falava se a ele fosse dirigida a palavra. Mais tarde fiquei sa¬bendo que ele nunca se casou. Quando tinha vinte e cinco anos, ficara noivo de uma moça a quem amava loucamente e que morrera de tuberculose antes do casamento. Theophanis nunca se refizera completamente desta perda preferindo, em vez de pensar num futurocasamento, viver com a memória de sua amada. Dedicou toda sua vida a fazer curas e à sua profissão. Ocupava um alto cargo administrativo no movimento cooperativista, uma instituição tão desenvolvida e bem alicerçada na vida cipriota que servia de modelo para outras sociedades em desenvolvimento.
Enquanto conversávamos, Theophanis perguntou se Daskalos estava planejando uma viagem à Grécia, durante osmeses de verão. No verão, Daskalos costumava passar várias semanas em Atenas dando "cursos intensivos" a seus discípulos de lá. Durante o resto do ano ele lhes mandava fitas. A invenção do gravador, disse Daskalos, fazia seu trabalho bem mais fácil. Ele podia, agora, alcançar um número maior de pessoas.

— Vou tirar uns dez dias de férias e gostaria de ir com você — disse 'Theophanis.

— ótimo.Mas precisaremos viajar de navio. — Daskalos virou-se para mime explicou que Theophanis tinha pavor do mar. Além disso enjoava muito facilmente com o balanço das ondas.

— Mas — acrescentou Daskalos —, não se preocupe com o enjôo. Vamos nos certificar de que o mar se acalme para que Sua Excelência possa ter uma viagem agradável.

Pensei que Daskalos estivesse brincando, ou falando por metáforas.Ledo engano. Ele falava muito a sério, embora houvesse uma gran¬de dose de ironia e humor no que dizia.

— Espero que possa acalmar o mar como fez no ano em que fomos a Tinos — respondeu Theophanis, reparando na minha expressão incrédula. Certo verão, explicou-me ele, os dois tinham ido de navio a uma peregrinação à ilha grega de Tinos, conhecida por uma imagem da Virgem Maria que diziam sercapaz de fazer milagres. 0 mar ao redor de Tinos é famoso por sua constante turbulência.
Daskalos, segundo Theophanis, usou seus poderes especiais e acalmou as águas. Quando desembarcaram, os pescadores e marinheiros do lugar estavam intrigados com a repentina tranqüilidade do mar.

— Como pôde fazer isso? — perguntei.

— Expressei minha vontade de que o mar se acalmasse por causa do meu amigo,Theophanis, e o mar me ouviu — respondeu Daskalos, com toda a seriedade.

— Mas como o senhor fez isso? — insisti eu.

— Lá vai você outra vez. Você continua me fazendo a mesma pergunta. Como fez isso, como fez aquilo... Imagine que você tenha Paganini, com violino e tudo, à sua frente e você lhe perguntasse: "Senhor Paganini, como é que o senhor toca seu violino?" 0 que acha que ele lhediria? Acha que ele poderia explicar como ele toca seu instru¬mento? 0 mesmo acontece comigo. Eu faço, mas não me pergunte como. Não posso explicar para você.
Tais fenômenos, disse Daskalos, não deveriam nos escandalizar. São poderes latentes em todo ser humano. Além do mais, o próprio Jesus acalmou as ondas. Já que todo ser humano tem, dentro de si, o Logos Cristo, isso significa que todo ser...
tracking img