elemag2

4669 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO-UNEMAT

HÉBER HWANG ARCOLEZI

HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO

SINOP-MT
2015
HÉBER HWANG ARCOLEZI

HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO

Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Mato Grosso, como parte das exigências da matéria de eletromagnetismo II para a obtenção de nota parcial da terceira prova.

Sinop, 31 de maio de 2015
INTRODUÇÃO

O elétromagnetismo é parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular a relação estabelecida entre elas segundo os princípios, “Cargas elétricas em movimento geram campo magnético” e “Variação de fluxo magnético produz campo elétrico”. Durante muito tempo, acreditou-se que eletricidade e magnetismo eram o mesmo fenômeno.
Desde a Grécia Antiga, fenômenos magnéticos e elétricos já eram conhecidos mas foi somente no início do século XVII que se começaram a realizar explicações científicas destes fenômenos. Durante estes dois séculos, XVII e XVIII, célebres cientistas como William Gilbert, Otto von Guericke, Stephen Gray, Benjamin Franklin, Alessandro Volta entre outros, dedicaram-se a investigar estes dois fenômenos separadamente e chegando a conclusões coerentes com seus experimentos.
No início do século XIX, Hans Christian Ørsted obteve evidência empírica da relação entre os fenômenos magnéticos e elétricos. A partir daí, os trabalhos de físicos como André-Marie Ampère, William Sturgeon, Joseph Henry, Georg Simon Ohm, Michael Faraday foram unificados por James Clerk Maxwell em 1861 por equações que descreviam ambos os fenômenos como um só: o fenômeno eletromagnético.
As chamadas equações de Maxwell demonstravam que os campos elétricos e magnéticos eram manifestações de um só campo eletromagnético. Além disso, descreviam a natureza ondulatória da luz, mostrando-a como uma onda eletromagnética.
Com uma teoria única e consistente, que descrevia os dois fenômenos anteriormente julgados distintos, os físicos

Relacionados