Elefantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Baby Boomers, geração x, y, z e os tecnólogos
Dia desses assisti um programa na Globo News que falava sobre o conflito de gerações no trabalho. O programa trabalhava com três gerações diferentes: os chamados baby boomers, a geração x e a geração y. Ao final do programa foram também citados os que se se situam na geração z, mas essa geração ainda está na escola, não foi pra faculdade e muitomenos para o mercado de trabalho. A reportagem chamou a atenção para duas coisas: empresas que possuem empregados das três gerações quase sempre terão conflitos internos e a empresa do futuro será aquela que conseguir integrar todas essas gerações de forma produtiva, afinal, cada uma tem suas habilidades específicas.

Baby Boomers são todos aqueles nascidos durante a explosão populacional (baby boom- explosão de bebês) pós Segunda Guerra Mundial quando os os soldados voltaram para suas casas e começaram a ter filhos. Normalmente são as pessoas nascidas no final da década de 1940. Na prática, no entanto, se consideram como Baby Boomers os nascidos entre 1946 e 1964, separados em duas gerações: Primeiros Boomers (1946 a 1954); Boomers posteriores (1955 a 1964). Acadêmicos justificam o fatoexplicando que o ser humano tem uma característica de aumentar a reprodução quando se sente ameaçado ou em perigo por determinados períodos, que foi o caso da Segunda Grande Guerra. 

Fizeram parte da era do Rock and Roll e do movimento Hippie, da contestação política e social e dos movimentos pela paz. Viveram também a guerra do Vietnã, a ideologia libertária e o feminismo, entre muitos outrosmovimentos que mudaram a sociedade para as próximas gerações. Tais fatores explicam muito sobre o modo de pensar dessa geração, que é contestadora e lutou muito por seus direitos. |
|
Os baby boomers possuem renda mais consolidada; tem um padrão de vida mais estável; não se influencia facilmente por outras pessoas; não vê o preço como obstáculo para perseguir um desejo; é firme e maduro nasdecisões.

A Geração X agrega todas as pessoas que nasceram entre os anos de 1960 e 1980, são os filhos dos Baby Boomers e pais da Geração Y. Essa geração entrou numa época fora das perspectivas utópicas, tendo que se conformar com um padrão de vida mais realista e consumista e em pleno período de Guerra Fria. São da época do  tropicalismo brasileiro e enfrentaram a Ditadura Militar de 64, viram oinício da globalização, da primeira ida do homem à lua, do capitalismo e do consumismo. 

Nessa época houve o florescimento do Downsizing corporativo (técnica originada das abordagens contemporâneas da Administração, voltada a eliminar a burocracia corporativa desnecessária e focada no centro da pirâmide hierárquica) o qual girava em torno da segurança no emprego. São, desse modo, pessoas maisseguras e fiéis ao emprego que possuem, ao contrário da Geração Y que mudam de emprego conforme seus interesses pessoais. Por serem tão firmes no emprego e empenhados em mantê-lo ocupam hoje posições de chefia. 

São características da Geração X: busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo; ruptura com as gerações anteriores; maior valor a indivíduos do sexo oposto e busca porseus direitos. 

Na verdade, é difícil separar os acontecimentos históricos vividos pela Geração X e Y, pode se dizer que os baby boomers presenciaram o início desses movimentos e a Geração X o fim.

São considerados integrantes da Geração Y os nascidos após 1980. Segundo Eline Kullock, maior especialista em geração Y do Brasil, essa é uma geração que adora feedback, é multitarefa (estudaenquanto ouve música; trabalha enquanto conversa em redes sociais), sonha em conciliar lazer e trabalho e é muito ligada em tecnologia e novas mídias. Muitos chamam essa geração de "Troféu" porque gozaram de benefícios não vividos por outras gerações, como uma era livre de guerras, bons momentos econômicos e uma liberdade até então nunca dada pelos pais aos filhos.

São impacientes e não conseguem...
tracking img