Elefant ase SCL

965 palavras 4 páginas
SISTEMA CIRCULATÓRIO LINFÁTICO: PROBLEMAS DECORRENTES DA ELEFANTÍASE

Carlos Lima1, Willams Ferreira2

3
Introdução
Este resumo expandido apresenta uma descrição baseada em retratações de literaturas sobre o Sistema Circulatório Linfático, sua função e importância para o corpo humano, e faz uma breve retratação sobre a Elefantíase, uma das doenças que mais comprometem o funcionamento desse sistema.
Segundo Spence (1991; p.341), o Sistema Circulatório Linfático é composto por uma rede de capilares e vasos que coletam e recebem o líquido tecidual do organismo, fazendo a remoção de partículas estranhas e obstruindo a passagem de microrganismos para o Sistema Cardiovascular por meio de respostas imunes específicas. É também responsável pelo retorno do líquido intersticial à corrente sanguínea.
Entre as funções já citadas, é também caracterizado por Sousa (2008) como um Sistema auxiliar de drenagem por onde circula a linfa, um líquido plásmico esbranquiçado que corre pelos vasos linfáticos por onde os lipídeos são absorvidos.
Devido a sua importância na resposta imunológica do corpo e de drenagem do líquido intersticial, o comprometimento desse Sistema pode acarretar em sérios problemas ao organismo. Neste resumo, trataremos sobre os males acometidos a esse sistema pela Elefantíase, desde a causa e ocorrência da doença até as formas de tratamento.

Material e métodos
Para delimitar as informações tratadas neste resumo expandido, foram feitos estudos e recortes de capítulos de livros e artigos científicos que tratavam sobre o objeto de estudo - Sistema Circulatório Linfático e a decorrência de Elefantíase – para melhor retratar sobre o assunto.
Toda a literatura abordada na construção desse resumo detalha com precisão e de forma mais abrangente tudo o que buscamos expor, de forma que podem ser consultados caso fique algo abaixo da compreensão.

Resultados e Discussão
No ser humano, a circulação linfática passa por quase todo o corpo, com a principal função de defesa

Relacionados