Electronica analogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento da Eletrônica Analógica
A indústria eletrônica teve grande desenvolvimento a partir da segunda guerra mundial. Em 1948, foi inventado o transistor - componente constituído por um semicondutor que amplia, modula e detecta oscilações elétricas - que substituiu a válvula e permitiu a fabricação de sistemas complexos que viriam a ser a base dos computadores. O tamanho dos circuitosreduziu-se consideravelmente e essa diminuição foi maior ainda após o surgimento, na década de 1970, dos circuitos integrados, formados por elementos fixos instalados em um único suporte semicondutor. Com os circuitos integrados abriram-se novos caminhos, em virtude de sua miniaturização e da possibilidade de sua fabricação em série. Os anos seguintes foram de desenvolvimento contínuo daeletrônica, que se transformou em uma das mais pujantes indústrias dos países desenvolvidos.

Materiais eletrônicos. Em função de seu comportamento elétrico, os materiais usados em eletrônica dividem-se em condutores, isolantes e semicondutores. Os primeiros configuram redes de átomos que compartilham uma nuvem de elétrons livres, como ocorre com os metais. Nos corpos isolantes, quase todos os elétronspermanecem ligados aos átomos da estrutura, e a aplicação de um campo elétrico quase não gera movimento nas cargas. Os semicondutores apresentam um comportamento misto: a baixas temperaturas são isolantes, convertendo-se em bons condutores quando se aquecem.

Os semicondutores desempenharam um papel fundamental no notável avanço da eletrônica. São materiais que se apresentam ou em estado natural,caso de elementos químicos como o germânio e o silício, ou que são elaborados artificialmente, mediante o acréscimo de pequenas quantidades de impurezas ao cristal semicondutor (semicondutores dopados). Os semicondutores artificiais podem ser do tipo n, se a impureza tem cargas negativas livres e cargas positivas fixas, e do tipo p, se ocorre o contrário. A natureza dessas substâncias constitui ocampo da física do estado sólido.
Componentes, dispositivos e circuitos. Chama-se componente qualquer dos elementos básicos que servem à construção de circuitos. Exemplos de componentes são as resistências, as bobinas e os condensadores. O avanço nas técnicas de fabricação possibilitou o aperfeiçoamento de outros tipos de circuito, cuja existência seria inconcebível sem os semicondutores. É o casodos diodos e dos transistores.

Símbolos de Semicondutores

O diodo é um componente formado por uma união p-n, isto é, uma transição rápida entre um semicondutor do tipo p e outro de tipo n (dopados) posto em contato. O diodo ideal conduz corrente em um único sentido. Utilizam-se diodos para retificar a corrente alternada e transformá-la em contínua. Os aparelhos de rádio e de televisãocontêm circuitos com diodos de função retificadora. O diodo substituiu nessas funções a válvula a vácuo

Comportamento em circuitos
O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo. Diodos semicondutores são simbolizados emdiagramas esquemáticos como na figura abaixo. O termo "diodo" é habitualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1A[3].
Quando colocado em um simples circuito bateria-lâmpada, o diodo permite ou impede corrente através da lâmpada, dependendo da polaridade da tensão aplicada, como nas duas figuras abaixo.

Na imagem da esquerda o diodo está diretamentepolarizado, há corrente e a lâmpada fica acesa. Na imagem da direita o diodo está inversamente polarizado, não há corrente, logo a lâmpada fica apagada.
O diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fechada quando o diodo está directamente polarizado e aberta quando o diodo está inversamente polarizado). A diferença mais substancial é que, quando diretamente polarizado, há uma...
tracking img