Electromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluxo magnético
Fluxo magnético, representado pela letra grega Φ, é uma grandeza directamente proporcional ao número de linhas de campo magnético que atravessam uma dada superfície com área A.
A unidade no sistema internacional é o weber, que é equivalente ao Tesla por metro quadrado. Pois o campo magnético mede-se em Tesla (T) e a aérea em metro quadrado.
Através de um campo magnéticouniforme e uma superfície plana, o fluxo magnético é dado por Φ= B. A. cos θ.

Onde:
A: é a área da superfície do material imerso no campo magnético.
B: corresponde ao módulo do vector campo magnético.
θ: é o ângulo formado entre o vector B e a linha normal, n, à área .

O fenómeno da Indução electromagnética

Quando o fluxo magnético varia na superfície de uma espira, surge na espira umacorrente eléctrica denominada corrente eléctrica induzida.

- Maneiras de se variar o fluxo magnético
• Variando-se o campo magnético. Por exemplo, aproximando-se ou afastando-se o íman da espira.
• Variando-se a área. Por exemplo, deformando a espira
• Variando-se o ângulo θ: girando-se a espira

Lei de Faraday 

Faraday realizou inúmeras experiências e em todas elas apercebeu-se de um factobem comum que ocorria sempre que aparecia uma força electromotriz induzida. Ao analisar todos os seus trabalhos, verificou que quando a força electromotriz aparecia no circuito ocorria a variação do fluxo magnético nesse mesmo circuito. Faraday observou que a intensidade da f.e.m é cada vez maior quanto mais rápido ocorrer a variação do fluxo magnético. De forma mais precisa, ele verificou quedurante um intervalo de tempo Δt o fluxo magnético varia ΔΦ, e dessa forma ele concluiu que a f.e.m é dada pela razão entre variação do fluxo magnético e a variação do tempo, seja:
ε = ΔΦ/ Δt
O aparecimento da força electromotriz foi denominado de indução electromagnética e a expressão descrita acima ficou conhecida como a Lei de Faraday da indução electromagnética.

Indução magnética de umabobina produzida por outra bobina

Magnetismo/ Campo magnético

Nos ímanes inicialmente foram observados três factos importantes: primeiro a capacidade de atrair objectos de ferro, segundo a capacidade de transmitir esta capacidade para os objectos de ferro, e terceiro que esta capacidade está concentrada principalmente nos seus extremos.
A estes extremos deu-se o nome de pólos devido àinteracção do íman com a posição da Terra. Um magnete em forma de barra tem um polo em cada extremidade. Se a barra rodar livremente em torno do seu centro, tenderá a alinhar com a direcção norte-sul desse local.
Assim

Foi essa característica que possibilitou a construção da bússola que foi tão importante para as navegações.
Polos do mesmo tipo repelem-se e pólos de tipos contrários atraem-se, tal comoas cargas eléctricas.
Ao contrário das cargas eléctricas, nunca se encontrou um pólo magnético isolado.
Quando se parte um magnete, cada um dos dois pedaços fica com um pólo norte e um pólo sul.

Historiapagina 246 – parte do Nuno e do luis
Espectros de campos magnéticos criados por correntes e ímanes
O campo magnético pode ser representado por linhas de campo, o campo magnético é um vectorsempre tangente às linhas de campo; estas nunca se cruzam; a sua densidade será tanto maior quanto mais intenso for o campo.
Se quisermos conhecer a direcção e o sentido do campo magnético num dado ponto, basta colocar aí uma bússola. A sua agulha orienta-se na direcção do campo, apontando a ponta norte da agulha (normalmente colorida a vermelho) no sentido do campo magnético. É o que acontecequando espalhamos limalha de ferro em torno de um magnete ou de um fio onde circula corrente eléctrica: os pedacinhos de ferro comportam-se como pequenas agulhas, orientando-se em cada ponto na direcção do campo magnético. À configuração das partículas de limalha de ferro dá-se o nome de espectro magnético do campo. Este espectro permite visualizar as linhas de campo.
Ao contrário das linhas...
tracking img