Electro magtismo

1437 palavras 6 páginas
Relatório Final

Introdução:
Como se sabe, a existência de corrente elétrica origina a presença de um campo magnético. Efetivamente, quando o circuito se apresenta sob a forma de uma bobina, isto é um solenoide, forma-se um campo magnético com uma forma bastante peculiar que vai ser alvo de estudo aprofundado neste relatório. De grosso modo pode-se dizer que como em qualquer circuito, quanto maior for a distancia, menor será a intensidade do campo magnético.
Em suma, vamos estudar como o alterar da forma, do diâmetro, do número de espiras e da intensidade da corrente afeta e altera o campo magnético circundante.

Método experimental:
1. Registar o valor de B para I=0 com o sensor de Hall no centro da bobina;
2. Ligar a fonte de alimentação DC como fonte de corrente com limitação de voltagem. Rodar o botão da voltagem até ao máximo e de seguida rodar o botão da corrente até 1 A. Abrir o circuito e rodar o botão da voltagem ate ao valor que tinha anteriormente. Depois, rode o botão da corrente até zero e feche o circuito. Finalmente, rode o botão da corrente e verifique que se mantém constante em 1A.
3. Para a bobina em que N = 300 espiras e D=26 mm registar a distribuição do campo ao longo do eixo dos zz em passos de 1 cm a partir do centro do solenoide até 15 cm, e num plano perpendicular em pontos no exterior e no interior da bobina.
4. Registar o valor do campo no centro dos vários solenoides por ordem decrescente do numero de espiras e do seu diâmetro.
5. Com o sensor de Hall colocado no centro do condutor circular registar o valor de B para I=0.
6. Ligar a fonte de alimentação DC como fonte de corrente rodando o botão de voltagem até ao máximo e em seguida rodar o botão de corrente ate 5A.
7. Para o condutor circular com N=3 espiras e D=120mm registar a distribuição do campo ao longo do eixo dos zz e no plano do condutor desde o seu centro até 12 cm em passos de 1 cm.
8. Fixar D = 120 mm.

Relacionados