Electricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório: Electrostática” electrização dos corpos”

. Muitas vezes essas cargas passam despercebidas, pois não sentimos e nem as vemos. Isso se deve ao fato de possuírem quantidades iguais dos dois tipos de cargas eléctricas, positiva e negativa. Contudo, o objectivo do experimento é:

• Estudar os processos de electrização dos corpos

• Verificar experimentalmente as leisqualitativas das cargas eléctricas

Introdução Teórica

Os Natureza Eléctrica dos Átomos – Os átomos basicamente são compostos por três partículas: electrões, protões e neutrões. Verifica-se experimentalmente uma propriedade dessas partículas: electrão repele electrão, protão repele protão e electrão e protão  atraem-se mutuamente; O neutrão não interage de nenhuma forma com o electrão, ou protão, ouneutrão. Dessas experiências vemos que protões e electrões apresentam uma propriedade que os neutrões não apresentam: a carga eléctrica. Verifica-se que, quando um átomo apresenta um número de protões igual ao número de electrões ele não manifesta propriedades eléctricas.

Se quisermos observar as propriedades eléctricas de um corpo, devemos então electrizá-lo, ou seja, desequilibrar as quantidades deprotões e electrões, ou doando ou retirando electrões. Existem algumas formas de electrização de objectos, Como:

• Electrização por atrito: Quando atritamos dois corpos de materiais diferentes, um deles cede electrões para o outro. Aquele que recebeu electrões ficou carregado negativamente; Enquanto o que doou ficou carregado positivamente.

• Electrização por condução: Se quisermoselectrizar um corpo condutor, basta colocar este em contacto com um condutor carregado. Como existem quantidades razoáveis de electrões livres, estes “fluem” para o corpo neutro. Esse fluxo se estabiliza quando o potencial eléctrico dos corpos em contacto se iguala.

• Electrização por indução: É o tipo de electrização sem contacto físico. Quando aproximamos um corpo A (isolante ou condutor) carregadode um condutor neutro observamos que: No corpo do condutor neutro certa quantidade de electrões movem-se dependendo do tipo de carga do corpo A; Se A possui carga +q, então electrões livres dos condutores movem-se em direcção ao corpo A. Do contrário tais electrões buscam se afastarem do corpo A.

Os materiais são caracterizados em relação a sua condutividade eléctrica, basicamente, em duasclasses:

• Condutores: o que caracteriza o material condutor é o fato de os electrões de valência (por exemplo, o cobre que possui um electrão na última camada) estarem fracamente ligados ao átomo, podendo ser facilmente deslocados do mesmo. Podemos citar o ouro e a prata como materiais que também possuem uma constituição semelhante à do cobre, com um único electrão na camada de valência, logo sãodois outros excelentes condutores de electricidade.

• Isolantes: os materiais isolantes devem corresponder aos materiais que apresentam os electrões de valência rigidamente ligados aos seus átomos. Entretanto, verifica-se que se consegue uma resistividade muito maior com substâncias compostas.



DESENVOLVIMENTO PRÁTICO

. Material Utilizado

• 2 Bastões de plásticos 2 bastões vidram[pic]

• Fios de algodão

• Electroscópio de folha;

• Electrómetro

• Panos de material diferente (1 de lã e de ceda)e Suporte

. Descrição do Experimento

Experimento 1:

Friccionamos uma das pontas de um bastão de plástico num tecido de lã para que aconteça a electrização do bastão, após isso, sem que deixássemos encostar , o aproximamos aos pequenos pedaços de papel.

Experimento 2:

.Friccionamos uma das pontas de um bastão de vidro num tecido de ceda para que aconteça a electrização do bastão, após isso, sem que deixássemos encostar, o aproximamos aos pequenos pedaços de papel.

Experimento 3:

Suspender um bastão de plástico num suporte pelo seu centro de gravidade de modo que possa girar livremente.

-Friccionamos uma das extremidades desse bastão de plástico com um pedaço de lã...
tracking img