Electrónica de potência

Páginas: 4 (784 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2011
Electrónica de Potência
Introdução
As aplicações da Electrónica de Potência têm crescido continuamente ao longo do tempo.
O termo Electrónica de Potência começou a usar-se na década de 1960, apósa criação do SCR (silicon controlled rectifier – rectificador controlado de silício).
A partir daí a evolução não parou e desenvolveram-se dispositivos que podem comutar correntes elevadas em tensõeselevadas e de forma eficiente.
Para além disso são dispositivos fiáveis e de pequena dimensão.
Como exemplos actuais de utilização da Electrónica de Potência podemos apontar: Controlo de Iluminaçãoe de Aquecimento; Fontes Reguladas de Energia; Variadores de Velocidade em motores CC ou CA.
O que é a electrónica de potência?
A Electrónica de Potência trata da aplicação de dispositivossemicondutores de potência, como por exemplo os tirístores, na conversão e no controle de energia eléctrica, em níveis elevados de potência.
A conversão de que falamos é de CA para CC ou vice-versa e osparâmetros controlados são a tensão, corrente e a frequência.
A simples rectificação de CA para CC é uma conversão, mas basta que possamos também ajustar o nível da tensão de saída CC e passamos a tertambém controlo.
Porquê a electrónica de potência?
A transferência de potência eléctrica de uma fonte para uma carga pode ser controlada pela variação da tensão de alimentação (usando um transformadorvariável) ou pela inserção de um regulador (como por exemplo um reóstato ou um comutador automático).
Os dispositivos semicondutores utilizados como comutadores automáticos têm a vantagem de terem umtamanho pequeno, baixo custo e eficiência.
Um Interruptor Como Dispositivo De Controlo
Na figura abaixo, usamos um interruptor para controlar a carga. Quando o interruptor está ligado, atransferência de potência para a carga é máxima. As perdas no interruptor são nulas, uma vez que não há tensão aos seus terminais. Quando o interruptor está desligado, a potência transferida para a carga é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • electronica de potencia
  • electronica de potencia
  • Electrónica de potencia
  • electronica de potencia
  • ELECTRONICA
  • electronica
  • electronica
  • Electronica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!