Eleanor Longden - vozes em minha cabeça

3712 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
JORGE DE MELO JÚNIOR

ELEANOR LONGDEN: VOZES EM MINHA CABEÇA.

Mogi das Cruzes, SP
2014

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
JORGE DE MELO JÚNIOR

ELEANOR LONGDEN VOZES EM MINHA CABEÇA.

Relatório do vídeo apresentado ao quinto semestre do curso de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes como requisito para avaliação da disciplina de Psicologia Comportamental Cognitiva: Aplicações.

Prof. Orientador:

Mogi das Cruzes, SP

2014
ELEANOR LONGDEN – VOZES EM MINHA CABEÇA.

Eleanor Longden relata em seu vídeo que era uma universitária de 17 anos quando começou a ouvir vozes que descreviam tudo o que ela fazia e em poucas semanas cometeu o “erro” de ir ao psiquiatra onde foi diagnosticada, medicada e descartada logo em seguida por conta da ineficácia dos sistemas de saúde em proporcionar um tratamento adequado para esse tipo de condição.
Eleanor relata ainda a maneira como alguns dos médicos e terapeutas pelos quais passou a trataram com pouca habilidade, e que chegou a ouver de um deles que seria melhor se ela estivesse com câncer pois seria mais fácil de tratar do que a esquizofrenia. No entanto, outros terapeutas puderam orientar-lhe de forma mais adequada, fornecendo-lhe mais conhecimento sobre si mesma e alternativas terapêuticas eficazes através das quais Eleanor pode estabilizar o seu repertório comportamental, aprendendo a conviver e a lidar com as vozes e não necessariamente encará-las como algo perturbador.

A seguir, abordaremos os critérios do dsm para a o diagnóstico de esquizofrenia, os conceitos da terapia comportamental cognitiva e do behaviorismo radical a esse respeito e por fim alguns apectos éticos e técnicos da psicoterapia.

CRITÉRIOS DSM-IV TR
F20 - ESQUIZOFRENIA
A. Sintomas Característicos: Pelo menos dois dos seguintes, cada um presente por

Relacionados