Ele e ela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Objectivos da intervenção do psicólogo educacional:
A Psicologia Educacional é uma das áreas da Psicologia e aborda as problemáticas relacionadas com a educação e com os processos deensino/aprendizagem em crianças e adultos. Assim, a Psicologia Educacional tem como objectivo optimizar o processo de ensino/aprendizagem, tendo em consideração as variáveis que interferem neste processo.
Ospsicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efectivo e significativo para o educando, no que respeita às diversasproblemáticas. Focamos a nossa acção/atenção da criança na escola e meio envolvente, de modo a desenvolver o nosso trabalho de forma mais consistente.
O objectivo enquanto psicólogo educacional, éencontrar na criança ou adolescente algo que possa estar escondido e existe, e que se for puxada vai-nos levar a descobrir as potencialidades que podem existir nessa pessoa. Temos de trabalhar com osinteresses das pessoas e com as suas particularidades, para que elas encontrem algum sentido nas aprendizagens.
O papel actual que o psicólogo presta em consulta psicológica em instituições educativasconsiste essencialmente na promoção e prevenção. Pretende dar conta das conceptualizações e dos passos de acção característicos de intervenções vocacionadas para o desenvolvimento de competências devida (nos domínios do auto-controlo, auto-instrução, regulação emocional e auto-estima) e para o melhoramento das relações escola-família-comunidade.

2 – Funções:
- Consulta psicológicaindividual no âmbito de problemáticas diversas com crianças e jovens:
- Dificuldades de aprendizagem;
- Dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia;
- Perturbações de hiperactividade e défice deatenção etc…

- Métodos e Técnicas de Estudo e Aprendizagem;
- Intervenções de grupo;
- Acompanhamento com alunos de Ensino Especial;
- Orientação escolar e profissional a jovens do 9º ano;
-...
tracking img