Elastomeros termoplasticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
Os elastômeros termoplásticos são materiais que conjugam as propriedades das borrachas com a facilidade de transformação dos plásticos. Com o desenvolvimento desta classe de materiais, tornou-se possível substituir boa parte das borrachas convencionais em aplicações tradicionais. Bem como, devido a sua versatilidade, encontrar novas aplicações antes inacessíveis aos termoplásticos.Os elastômeros termoplásticos constituem uma família de materiais de engenharia que funcionam como uma ponte entre as famílias dos materiais plásticos e dos elastômeros. Aliam as características elásticas dos elastômeros, a reversibilidade térmica e a processabilidade dos termoplásticos. Podem ser utilizados em aplicações onde haja necessidade de flexibilidade e elasticidade a condiçõesmoderadas de deformação e temperatura. Possuem duas grandes vantagens sobre os tipos termofixos convencionais (vulcanizados) - processam facilmente e rápido. O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma abordagem geral sobre as características, processamento e aplicações dos elastômeros termoplásticos.


2 Elastômeros Termoplásticos
Os elastômeros termoplásticos constituem uma classe demateriais intermediários que apresentam as características elásticas dos elastômeros, a reversibilidade térmica e a processabilidade dos materiais termoplásticos. Podem ser utilizados em aplicações onde haja necessidade de flexibilidade e elasticidade a condições moderadas de deformação e temperatura.
Os termos e siglas mais utilizadas para denominar de forma geral estes materiais são:
• TR =Borracha Termoplástica
• TPE = Elastômero Termoplástico
A flexibilidade e a suavidade ao toque da borracha aliadas à facilidade de processamento dos plásticos representam os principais apelos mercadológicos dos elastômeros termoplásticos (TPEs). Mas, não são os únicos. Aos poucos esses materiais, classificados de acordo com os componentes da blenda, ganham fatias importantes ao substituir borrachasconvencionais e resinas. Recicláveis, permitem o reaproveitamento de rebarbas e sobras do processo, promovendo menor custo de energia durante o processamento, além de tornarem viável a moldagem de peças impossíveis de serem fabricadas com as concorrentes termofixas.
Os TPEs são moldados ou extrudados em equipamentos convencionais para o processamento de plásticos em ciclos consideravelmentecurtos em relação àqueles requeridos para a moldagem por compressão ou transferência de borrachas termofixas. Os cinco tipos de elastômeros termoplásticos mais antigos são poliuretanos, poliamidas, copolímeros de poliéster, copolímeros de estireno, e os olefínicos.

3 Processos de Obtenção
Os elastômeros termoplásticos são obtidos segundo os diferentes processos:
• Por síntese de copolímeros emblocos;
• Por mistura de polímeros.
No primeiro caso, os elastômeros termoplásticos são obtidos através da formação de uma estrutura de copolímeros blocados, em que se alternam segmentos de cadeia flexíveis, que conferem as características elásticas, com segmentos de cadeias rígidas os quais se agrupam em domínios, que a temperatura ambiente apresentam uma grande rigidez e coesão, desempenhando omesmo papel das ligações entre as cadeias criadas na vulcanização, isto é, impedem o deslizamento dessas cadeias após a ação de um esforço aplicado, mas que, ao não estarem unidos por ligações químicas, mas sim por interação física, perdem sua coesão ao elevar-se a temperatura acima da temperatura de transição vítrea (Tg), ou de fusão (Tm), na qual o material quente é capaz de fluir e pode serconformado, bastando um simples resfriamento para que se fixem as características próprias do material. As propriedades podem ser controladas variando a proporção dos monômeros e o comprimento dos segmentos rígidos e flexíveis. Técnicas de blocagem criam moléculas de longas cadeias com várias sequências, ou blocos, de segmentos rígidos e flexíveis; métodos de graftização envolvem a graftização de...
tracking img