Elasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria da elasticidade na economia é uma teoria comparada a uma ferramenta que pode ser utilizada tanto na demanda como na oferta e, também na produção. Podendoser definida como uma propriedade sendo uma função diferenciada que mede a proporcionalidade existente entre as variações que ocorrem nas quantidades e asvariações provocadas em um fator qualquer, permanecendo todos os demais fatores constantes.
Como a elasticidade podemos comparar o comportamento das elasticidades devários produtos. Para isso curvas de demanda são agrupadas em categorias.Um cenário de elasticidade-preço elevado sugere que quando o preço de um determinado bem sobe,os vendedores irão fornecer uma quantidade bem menor do bem que produzem; quando o preço do mesmo bem cai, os vendedores passarão a ofertar quantidades bastantessuperiores do mesmo bem. Se a elasticidade-preço for muito baixa, a situação será exatamente oposta, ou seja, que as mudanças nos preços exercem pouca influênciasobre a oferta.
Dependendo do comportamento das variáveis presentes no cálculo da elasticidade-preço da oferta, esta pode se apresentar de várias maneiras, a saber:• Oferta Unitária – a elasticidade-preço da oferta unitária (igual a 1) quando a uma variação de 1% no preço, corresponde a uma variação de 1% na quantidadeoferecida.
• Oferta Rígida – ocorre oferta rígida quando a uma variação de 1% no preço corresponde uma variação inferior a 1% na quantidade oferecida.
• OfertaElástica – verifica-se uma situação de oferta elástica quando a uma variação de 1% no preço correspondente a uma variação superior a 1% na quantidade oferecida.
tracking img