Elasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A Elasticidade-preço da demana

Examinemos as duas curvas de demanda dispostas logo abaixo. Qual a diferença entre uma e outra?

A forma e a inclinação de uma curva de demanda constituem um fato de mercado e são determinadas por fatores subjacentes, tais como a natureza das preferências do consumidor e a disponibilidade de outros bens que desempenham papéis semelhantes no processo deconsumo, conhecidos como bens substitutos. Ou, ainda, de bens que são complementares, ou seja, bens cuja demanda de um provoca a demanda de outro, como é o caso de automóvel e combustível, por exemplo. Ou café e açúcar, como regra geral.

O que vamos tratar a seguir diz respeito à inclinação da curva. Você já deve ter percebido que esta é a diferença entre as duas curvas de demanda A e B: o grau deinclinação das mesmas. Um olhar mais atento perceberia que as variações de preço no caso da curva A provocam variações de quantidade demandada em menor intensidade. Já no caso da curva de demanda B, as variações eventuais do preço provocariam variações mais do que proporcionais na quantidade demandada.

Então, é isso! A elasticidade-preço da demanda é uma medida da sensibilidade da quantidadedemandada em relação às variações do preço do bem ou serviço. Em outras palavras, significa que a elasticidade-preço da demanda mede a variação percentual da quantidade demandada em relação à variação percentual do preço. É designada por:

Vê-se, portanto, que a elasticidade não é outra coisa senão um útil resumo descritivo das características das relações entre duas variáveis: quantidade e preço.Vale lembrar a frase mnemônica: “quantidade sobre preço”.

Note que o valor que resulta da relação acima, ou seja, o valor de Ed, se relaciona a um determinado ponto da curva. É de se esperar que a curva da demanda mostre diferentes elasticidades em pontos diferentes, embora isso não ocorra necessariamente. Altas elasticidades significam alto grau de resposta à alteração do preço. Por sua vez,baixas elasticidades indicam relativa insensibilidade à alteração de preço.

Dada a sua importância no estudo das diversas situações relacionadas ao equilíbrio da firma, maximização do lucro, formação do preço de venda e outros conceitos, vejamos como se calcula o valor da elasticidade-preço da demanda e o impacto da elasticidade-preço da demanda na receita total da firma.

a) O cálculo daelasticidade-preço da demanda

Para se achar o valor da elasticidade-preço da demanda é preciso conhecer os preços iniciais e finais, bem como as quantidades iniciais e finais. Em outras palavras, como se trata de uma variação percentual ocorrida nestas variáveis, é de se supor que existia um preço inicial Po associado a uma quantidade demandada inicial Qo. Uma variação no preço do bem dePo para P1 provoca uma variação na quantidade demandada de ordem inversa, ou seja, quando o preço aumenta, a quantidade demandada diminui de Qo para Q1. Da mesma forma, quando o preço diminui, a quantidade demandada aumenta.

A variação percentual na quantidade demandada é indicada pela relação entre a diferença absoluta verificada entre a quantidade Qo e a quantidade Q1 — que chamaremos deΔq — e a sua comparação com a quantidade inicial Qo. A variação percentual no preço é indicada pela relação entre a diferença absoluta verificada entre o preço Po e o preço P1 — que chamaremos de Δp — e a sua comparação com o preço inicial Po. Temos, então, que

Δq = Q1 – Qo

Δp = P1 – Po

Daí decorre que

Dado que a quantidade demandada e o preço variam em umsentido inverso, o sinal resultante de Ed será sempre negativo. Para a determinação do tipo de elasticidade-preço da demanda, deve-se considerar o resultado absoluto da divisão, motivo pelo qual se despreza o sinal negativo, utilizando o módulo, cuja notação é dada por uma barra no lado esquerdo e outra no lado direito do valor obtido.

O valor de Ed poderá resultar igual a |1|, menor do que...
tracking img