Elasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1985 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 - Introdução.................................................................................. 1
2 - Definição da elasticidade........................................................... 2
2.1 - Definição matemática......................................................... 2
3 - Definição e fórmula elasticidade-preço dademanda......................................................................................... 3
4 - Fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda......................................................................................... 5
5 - Relação entre receita total e elasticidade.................................. 6
6 - Definição e fórmula da elasticidade-preço cruzada dademanda......................................................................................... 9
7 - Definição e fórmula da elasticidade-renda da demanda do bem x..................................................................................................... 10
8 - Definição e fórmula da elasticidade-preço de oferta do bem x...................................................................................................... 11
9 -Conclusão.................................................................................. 13
10 - Referências bibliográficas........................................................ 13

1. Introdução

A Elasticidade é um conceito que tem por finalidade medir o grau de variações percentuais das quantidades procuradas de um bem ou serviço, em função de alterações percentuais de seus preços de mercado, ouseja, mede a sensibilidade da variação do consumo de um bem ou serviço em relação às variações em seus preços.

- Elasticidade: medida da resposta da quantidade demandada ou da quantidade ofertada a variações em seus determinantes.

- Elasticidade-preço da demanda: mede a magnitude em que mudanças nos preços do bem X afetam o consumo por este mesmo bem.

- Elasticidade-preço cruzadada demanda: mede a magnitude em que mudanças nos preços de um determinado bem afetam a procura por um outro bem qualquer.

- Fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda: determinam o valor da elasticidade de um bem.

- Relação entre receita total e elasticidade: Valor total recebido pelos vendedores e desembolsado pelos compradores de um bem ou serviço. A receita total é opreço do bem multiplicado pela quantidade vendida.

- Elasticidade-renda da demanda: medida de quanto a quantidade demandada de um bem varia em relação às variações na renda dos consumidores.

- Elasticidade-preço da oferta: mede a variação percentual da quantidade ofertada decorrente de uma variação percentual no preço.

1
2. Definição da Elasticidade

Elasticidade é o tamanho doimpacto que a alteração em uma variável (ex.: preço) exerce sobre outra variável (ex.: demanda).
"Em sentido genérico, é a alteração percentual de uma variável, dada a alteração percentual em outra, coeteris paribus. Assim, elasticidade é sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis".
Uma variável "elástica" responde bastante a pequenasmudanças de outras variáveis. Do mesmo modo, uma variável "inelástica" não responde a mudanças em outras variáveis.

1. Definição matemática

[pic]

[pic]

2
Onde:

. 0 indica o momento inicial;
. 1 indica o momento final;
. Δ indica a diferença da variável entre os momentos final e inicial.

A fórmula acima parte do pressuposto de que queremos medir a elasticidade de umintervalo [pic] e [pic]. Porém, também é possível medi-la em um intervalo infinitamente pequeno. Essa elasticidade medida em um intervalo infinitamente pequeno é a elasticidade de um ponto específico da curva e sua fórmula é:

[pic]

Onde:

[pic] é a derivada de [pic] em relação a [pic].

3. Definição e Fórmula da Elasticidade-Preço da Demanda

"A Elasticidade Preço da...
tracking img