Elasticidade e preço da demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec São Mateus


Curso: Administração
Módulo: I Período: Tarde





Elasticidade e Preco da Demanda
Fenomenos Economicos







São Paulo
Outubro/2010

O MERCADO
A Demanda

Chama-se mercado o lugar (que não necessita ser fisicamente determinado e delimitado, mas é ao contrário um lugar “econômico”) no qual se encontram muitos vendedores demuitos compradores, para trocar entre si uma ou várias mercadorias. Pode-se falar de mercado de uma certa mercadoria, ou de mercado de um grupo de mercadorias (por exemplo, o mercado de gêneros alimentícios, ou o mercado de matérias primas) e, também do mercado geral de todo o sistema econômico: esta última acepção da palavra mercado é justificada pelo fato de que, como veremos, nada do queacontece num mercado é totalmente indiferente ao que acontece nos demais. Resulta da definição que se pode falar de mercado, no sentido próprio da palavra, somente quando as trocas realizam-se através da intermediação da moeda.
O problema fundamental que se deve examinar agora é: como se formam os preços no mercado? Por que o preço da mercadoria A é, digamos, o dobro do preço da mercadoria B, e umavez e meia o da mercadoria C? Como fica claro pela formulação da pergunta, o que interessa, pelo menos neste momento, é a formação dos preços relativos.
Para responder a esta questão, devemos começar introduzindo dois conceitos muito importantes, que usaremos continuamente em todo o nosso tratado e dos quais damos aqui uma primeira ilustração, com a condição de precisá-los melhor em seguida.Trata-se dos conceitos de demanda e de oferta.
A demanda pode, num primeiro momento, ser definida do seguinte modo: a demanda de certo bem é a quantidade deste que os sujeitos do sistema desejam adquirir por um certo preço desse bem. A expressão “por um certo preço” é essencial, já que a quantidade de certo bem que os sujeitos desejam adquirir varia, em geral, ao variar o preço desse bem.
De quemodo varia a quantidade demandada ao variar o preço?
Comecemos por considerar um bem de consumo e um único sujeito que deseja consumi-lo. Antes de mais nada é claro que, mesmo que o bem fosse cedido gratuitamente, isto e, se o seu preço fosse zero, nem por isso o consumidor o demandaria numa quantidade infinita: há sempre um limite ao consumo que cada um pode realizar de certo bem. Existe,portanto, uma quantidade bem determinada que é demandada a preço zero, e não podem existir, da parte do nosso consumidor, quantidades demandadas maiores que esta. Se o preço aumenta, assumindo valores positivos cada vez maiores (entende-se: cada vez maiores em relação aos demais preços que, neste raciocínio, supomos constantes), então a demanda diminui. Este é um fato óbvio e de experiência comum. Massem se quer procurar propriamente uma explicação racional, basta considerar o seguinte.
Cada um de nós sabe que, em geral, a satisfação ou a utilidade que se obtém do consumo de uma unidade de uma mercadoria decresce ao crescer o número de unidades à disposição. O consumo de um quilo de pão dá lugar a uma certa utilidade. O consumo do quilo seguinte de pão dá lugar a uma utilidade menor, porque,em geral, satisfaz uma necessidade menos urgente que a necessidade satisfeita pelo primeiro quilo de pão. O que equivale a dizer que a utilidade conjunta de dois quilos de pão é menor que o dobro da utilidade de um quilo. Portanto, cada sujeito, se está disposto a dar, suponhamos 10 unidades monetárias por um quilo de pão, não está disposto, pois, a das 20 por dois quilos, mas, digamos, estarádisposto a dar somente 14. Isto é, enquanto por um quilo de pão está disposto a pagar um preço 10, por dois quilos estará disposto a pagar somente um preço 7. Se, portanto, o preço aumenta de 7 para 10, a demanda de pão, por parte do nosso sujeito, diminui de 2 para 1 quilo.
A demanda global. Ou demanda de mercado, do pão é a soma das quantidades de pão que são demandadas, por algum preço, pelos...
tracking img