Elasticidade preço-cruzada da demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elasticidade Preço-Cruzada da Demanda

INTRODUÇÃO/OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho é mostrar as variações que podem ocorrer na quantidade ofertada de um determinado produto X em respostas amudanças de preço de outro produto Y.

JUSTIFICATIVA:
A importância deste trabalho é analisar como a variação do preço de determinado produto pode influenciar a quantidade ofertada de outro produto.Os produtos podem ser classificados como substitutos, complementares ou independentes.

HIPÓTESE:
É possível classificar os bens e/ou produtos de acordo com o coeficiente de elasticidade Exy.Se Exy > 0, ou seja, se o coeficiente de elasticidade for maior que zero, os bens são substitutos.
Se Exy < 0, ou seja, se o coeficiente de elasticidade for menor que zero, os bens sãocomplementares.
Se Exy = 0, ou seja, se o coeficiente de elasticidade for igual a zero, os bens são independentes.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Conforme NOGAMI e PASSOS (2003, p. 201) “A quantidade demandada deuma particular mercadoria é afetada não somente pelo seu preço, mas também pelo preço dos bens relacionados a ela. Se os bens estão relacionados, então eles são classificados como substitutos oucomplementares.
Conforme PINDYCK e RUBINFELD (2005, p. 32) “A demanda por algumas mercadorias é também influenciada pelos preços de outras mercadorias. Por exemplo, pelo fato de a manteiga e a margarinapoderem facilmente ser substituídas uma pela outra, a demanda de cada uma delas depende do preço da outra.

MATERIAIS:
A pesquisa de mercado indica a variação do preço e demanda de determinadosprodutos de acordo com as suas características e coeficiente de variação, que podem ser: Complementares (TABELA 1), Substitutos (TABELA 2) e Independentes (TABELA 3).

MÉTODOS:
Gráficos e tabelasrealizados pelo programa Microsoft Office Excel 2007, bem como a função da elasticidade preço-cruzada da demanda.

DISCUSSÃO E RESULTADOS:
TABELA 1: Bens complementares (Automóvel x Gasolina)...
tracking img