Elamentos que constituem a Cultura Organizacional

941 palavras 4 páginas
Trabalho Cultura Organizacional
Estudo de caso McDonalds

RIBEIRÃO PRETO

2013

Elementos que constituem a cultura organizacional:

Utilizei como exemplo a empresa em que trabalho, Atlas Comercio de Equipamentos de segurança LTDA.
a) Historias
Definição Contos e passagens sobre o fundador da companhia, lembranças, sobre dificuldades ou eventos especiais, regras de conduta, corte e recolocação de funcionários. Acertos e erros do passado geralmente ancoram o presente no passado e explicam a legitimação das práticas atuais.

Exemplo: Para reforçar a historia da empresa integrou as informações ao manual do colaborador que é entregue assim que o funcionário é contratado.

b) Rituais
Definição: São sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.

Exemplo: Na empresa em questão é realizada mensalmente uma reunião de monitoria onde são divulgadas as novidades os procedimento são reforçados e os funcionários que obtiveram destaque são premiados, essas reuniões são iniciadas com lanches para que os funcionários tenham um tempo para interagir antes de iniciar a jornada.

c) Símbolos
Definição: A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento desejado pela organização. Os símbolos materiais constituem a comunicação não verbal.

Exemplo: Por se tratar de uma empresa que lida com segurança e gerenciamento de Riscos um dos símbolos matérias da empresa é o prédio que não possui nenhum tipo de identificação e possui um alto sistema de segurança como portas e vidros blindados, com senha e

Relacionados

  • Livro Zorzi
    42129 palavras | 169 páginas