ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO QUEIJO MINAS

1926 palavras 8 páginas
Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciência e Tecnologia
Faculdade de Engenharia de Alimentos

ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO QUEIJO MINAS

JARDIM, S.E ; NEVES, D. R. P.; NUNES H.V.; SENA, M.B.

BELÉM, PARÁ
2011

ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO QUEIJO MINAS
JARDIM, S.E; NEVES, D. R. P.; NUNES H.V.; SENA, M.B.

RESUMO
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura para elaboração de produto queijo minas para avaliação acadêmica, no que se refere à análise quanto aos conceitos de bioquímica, tecnologia da fabricação e resultados conforme parâmetros estabelecidos pela legislação vigente.
Este produto foi elaborado em laboratório seguindo as condições higiênicos-sanitárias e de boas práticas de fabricação, inclusive boas práticas no laboratório.O queijo é um produto derivado do leite, resultando da coagulação deste. O primeiro queijo produzido apresentou contaminação, resultando em olhaduras provocadas pela produção de gás por Coliformes fecais, que se diferenciam da mecânica por serem numerosa, pequenas e na maioria redondas, provavelmente oriundos do orégano adicionado ao produto como condimento para sabor. O segundo ficou dentro da qualidade desejável, apresentando coloração levemente amarelada, textura macia e alguns com olhaduras mecânicas. O queijo minas foi produzido a partir da coagulação enzimática. Foi realizada a análise sensorial com 25 provadores com idade entre 17 e 33 anos, sendo a maior aceitação o queijo minas com veículo, sendo este orégano e azeite de oliva. Constatou-se que na grande Belém, existe a dificuldade de encontrar o leite pasteurizado e que o consumo de queijo minas ainda é considerado pequeno, com relação a outras regiões do País.

PALAVRA-CHAVE: Queijo minas

INTRODUÇÃO
O leite é um produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vaca sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie

Relacionados

  • analise estruturada de software
    202443 palavras | 810 páginas
  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas