Elaborar monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linda Carla Vidal Bulhosa Gomes . Metodologia de Pesquisa/Normalização - ABNT/Estratégias de pesquisa bibliográficas Salvador-BA 2007

1 METODOLOGIA DE PESQUISA

1.1 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE MONOGRAFIA 1 Para a elaboração de um trabalho acadêmico (TCC, Monografia, Dissertação e Tese) faz-se necessária uma organização de idéias, um planejamento de ações para a estruturação de umprojeto de pesquisa. Santos (1995) aponta três princípios básicos sobre a natureza de trabalhos acadêmicos: a) Todo trabalho de pesquisa deve ser construído no sentido de apresentar argumentos (teia de idéias) coerentes e consistentes em relação ao que se pretende defender/responder/elucidar/analisar etc. Neste sentido, tudo que é dito, toda palavra utilizada, têm ali um significadodado/específico, desde ao título ao último parágrafo, tudo se entrelaça e se relaciona fortalecendo o argumento que se pretende defender, construído como se constrói uma teia. b) A consistência se alcança com foco, ou seja, é importante que o pesquisador proceda um recorte claro, dentro da temática escolhida, daquele aspecto ou questão que pretende estudar para não cair na armadilha/tentação de falar sobre“tudo” e pode vir a ser “nada”, na medida em que “muito” ou “tudo”, que pode comprometer a profundidade e a consistência dos argumentos defendidos. Assim, uma pesquisa bem focada, implica na utilização de poucos e precisos conceitos, construídos ou ampliados, com base em referenciais teóricos sólidos, para compreender/explicar a realidade estudada e responder a questão de pesquisa. c) O trabalho científicorequer método, ou seja exige ter princípio, meio e fim encadeados e construídos sob uma mesma lógica conceitual. Nesse sentido é preciso que a pesquisa parta de uma questão e de pressupostos construídos a partir de argumentos preliminares consistentes teoricamente, os quais serão colocados “à prova”, durante todo o percurso utilizado pelo pesquisador, para se obter como resultado final, ainda quenão definitivo, como é próprio das pesquisas no campo das ciências humanas, um reforço ou o abandono temporário dos pressupostos/argumentos defendidos.

Diante disso, o pesquisador deve entender que em uma investigação nada se faz por acaso. Desde a escolha do tema até a elaboração do relatório final, tudo deve ser explicado e explicitado. O projeto funciona, assim, como um documento orientadordas ações que serão executadas, devendo responder as seguintes perguntas clássicas: o quê? onde? quando? para quê? por quê?, como? Almeida (1977) destaca quatro questionamentos imprescindíveis para uma reflexão pertinente aos conteúdos: O quê? Onde? Quando?/ Objeto: Corresponde ao tema de estudo, o assunto. (também onde? e quando? pois o objeto de estudo situa-se em lugar e tempo). Para quê? /Objetivos (finalidades): Correspondem as intenções (ações) da pesquisa. Por quê? / Justificativa (motivação): Compreende o compromisso ético do pesquisador. Consiste nas razões que revelam a importância da pesquisa. Como? / Metodologia: Compreende a descrição dos métodos e as técnicas que serão empregadas na pesquisa.

1

Esta proposta de Roteiro foi elaborada, a partir da alteração do Roteiropara a elaboração do projetos de dissertação para mestrados do texto de autoria de SANTOS. Sandra Maria Chaves. Tema: Elaboração de Projeto de Pesquisa. Cursos de Especialização em Administração Hospitalar. UFBA/SENAC. 1995 (mimeo). Foi também utilizado o ante-projeto de dissertação para a disciplina: Projeto de Análise e Intervenção Organizacional do curso de Mestrado Profissional emAdministração, elaborado pelo professor: Célio Andrade e revisado pela professora Maria do Carmo Guimarães, que agregou outras reflexões sobre o processo de elaboração.

Linda Carla Vidal Bulhosa Gomes . Metodologia de Pesquisa/Normalização - ABNT/Estratégias de pesquisa bibliográficas Salvador-BA 2007

Assim, uma proposta de investigação pode ser sintetizada na seguinte equação: Em relação a...
tracking img