Elaborando um projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia e organização do projeto de pesquisa – guia pratico
O QUE É UM PROJETO?
Projeto vem do latim pro-jicere, e significa colocar adiante. Sua elaboração depende de dois fatores fundamentais:a capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura e da capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em um tempo determinado que permita sua realização.
PROJETO DE PESQUISAO projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Esta necessita ser planejada com extremo rigor, caso contrario o investigador, em determinadaaltura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou ate desconhecendo seu significado e importância. Em uma pesquisa nada se faz ao acaso. Desde a escolhado tema, fixação dos objetivos, determinação da metodologia, coleta de dados, sua analise e interpretação para a elaboração do relatório final, tudo é previsto no projeto de pesquisa.
No projetodefine-se:
* O que fazer;
* Porque fazer;
* Para quem fazer;
* Onde fazer;
* Como, com que, quanto e quando fazer;
* Com quanto fazer e como pagar;
* Quem vai fazer.
ESTRUTURAÇÃO DOPROJETO
TEMA E TITULO (O QUE?):
O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Dele é feita a delimitação que deve ser dotada de um sujeito e um objeto. O titulo sintetiza o conteúdo dapesquisa.
OBJETIVOS (PARA QUE?):
Estes devem ser sempre expressos em verbos de ação, e há dois tipos: os gerais e os específicos.
GERAIS: está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Vincula-sediretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve iniciar com verbo de ação.
ESPECIFICOS: apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediaria e instrumental, permitindo de umlado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.
JUSTIFICATIVA (POR QUÊ?)
De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais diretamente na aceitação...
tracking img