Elaboração e analise de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

Introdução
 
Gerência de projetos ou gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos através de determinados processos.

Esses processos podem ser classificados em cinco grupos de processo (iniciação, planejamento, execução,controle e encerramento) e nove áreas de conhecimento (gerência de integração de projetos, gerência de escopo de projetos, gerência de tempo de projetos, gerência de custo de projetos, gerência de qualidade de projetos, gerência de recursos humanos de projetos, gerência de comunicações de projetos, gerência de riscos de projetos e gerência de aquisições de projetos).


1. O que é um Projeto?
 Segundo o PMBOK (2004), um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Maximiano (2002) complementa dizendo que um projeto é uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias. Neste contexto, projetos são sistemas ou seqüências deatividades finitas, com atividades bem definidas e programadas.

Vargas (1999, p. 7) classifica um projeto como sendo:

“... um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com inicio, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo,custo, recursos envolvidos e qualidade.”

Cleland (1999) amplia estas definições classificando um projeto como uma combinação de recursos organizacionais, colocados juntos para criarem ou desenvolverem algo que não existia previamente, de modo a prover um aperfeiçoamento da capacidade de desempenho no planejamento e na realização de estratégias organizacionais.

Neste contexto,pode-se concluir que projeto é um conjunto de ações, executado de maneira coordenada por uma organização transitória, ao qual são alocados os insumos necessários para, em um dado prazo, alcançar o objetivo determinado. O conceito de organização transitória está diretamente relacionado a um esquema organizacional particular e temporário que somente existe para tornar o trabalho com projetos maiseficiente e intuitivo por parte da organização.

Os projetos atingem todos os níveis organizacionais. Eles podem envolver uma quantidade pequena de pessoas, ou milhares delas. Podem levar menos de um dia ou vários anos. Os projetos, muitas vezes, extrapolam as fronteiras da organização, atingindo fornecedores, clientes, parceiros e governo, fazendo parte na maioria das vezes, da estratégia denegócios da companhia (VARGAS, 1999).

Como exemplos de projetos, podemos citar:

⎫  Desenvolvimento de um novo produto ou serviço
⎫  Efetuar uma mudança de estrutura, de pessoal ou de estilo de uma organização
⎫  Projeto de um novo veículo de transporte
⎫  Desenvolvimento ou aquisição de um sistema de informações novo ou modificado
⎫  Construção de um prédio ou instalação⎫  Construção de um sistema de abastecimento de água para uma comunidade
⎫  Realizar uma campanha por um cargo político
⎫  Implementação de um novo procedimento ou processo de negócios



Os projetos atingem todos os níveis organizacionais. Eles podem envolver uma quantidade pequena de pessoas, ou milhares delas. Podem levar menos de um dia ou vários anos. Os projetos, muitasvezes, extrapolam as fronteiras da organização, atingindo fornecedores, clientes, parceiros e governo, fazendo parte na maioria das vezes, da estratégia de negócios da companhia (VARGAS, 1999).


1.1. O que é gerenciamento de projetos?

O gerenciamento de projetos surge como disciplina no início da década de 1960. Segundo Barcaui (2002), “um dos grandes catalisadores deste...
tracking img