Elaboração de uma norma

Páginas: 8 (1937 palavras) Publicado: 8 de março de 2011
A Elaboração de uma Norma
As normas podem ser elaboradas em 4 níveis:
Nível internacional - normas destinadas ao uso internacional, resultantes da ativa participação das nações com interesses comuns. Por exemplo, normas da ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International Eletrotechnical Comission).
Nível regional - Normas destinadas ao uso regional, elaboradas por umlimitado grupo de países de um mesmo continente. Por exemplo: normas da CEN (Comitê Europeu de Normalização - Europa), COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas- Hemisfério Americano), AMN (Associação Mercosul de Normalização - Mercado Comum do Cone Sul).
Nível nacional - Normas destinadas ao uso nacional, elaboradas por consenso entre os interessados em uma organização nacional reconhecidacomo autoridade no respectivo país. Por exemplo: normas da ABNT (Brasil); AFNOR (França); DIN (Alemanha); JISC (Japão) e BSI (Reino Unido).
Nível de empresa - normas destinadas ao uso em empresas, com finalidade de reduzir custos, evitar acidentes, etc.
Processo de elaboração de Normas Brasileiras
1. A sociedade brasileira manifesta a necessidade de se ter uma norma;
2. O Comitê Brasileiro(ABNT/CB) ou Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS) analisa o tema e inclui no seu Programa de Normalização Setorial (PNS)
3. É criada uma Comissão de Estudo (CE), com a participação voluntária de diversos segmentos da Sociedade, ou incorporada esta demanda no plano de trabalho da Comissão de Estudos já existente e compatível com o escopo do tema solicitado
4. A Comissão de Estudo (CE)elabora um Projeto de Norma, com base no consenso de seus participantes
5. O Projeto de Norma é submetido à Consulta Pública (Consulte Boletins)

6. As sugestões obtidas na Consulta Pública são analisadas pela Comissão de Estudo (CE) e o Projeto de Norma é aprovado e encaminhado à Gerência do Processo de Normalização da ABNT para homologação e publicação como Norma Brasileira
7. A NormaBrasileira poderá ser adquirida nos Escritórios Regionais da ABNT e nos diversos Postos de Venda espalhados pelo Brasil. (link para vendas)

Os ABNT/CB e ABNT/ONS mantêm Comissões de Estudo em atividade nas mais diversas áreas. Estas Comissões de Estudo são integradas voluntariamente por produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios, centros de pesquisas e Governo) que, através deconsenso, analisam e debatem propostas de Projetos de Norma. Obtido o consenso, o Projeto de Norma é aprovado e submetido à Consulta Pública, após o que poderá atingir à condição de Norma Brasileira.
Como solicitar a elaboração de uma Norma
Deve ser apresentada solicitação formal à ABNT, descrevendo a necessidade da existência da Norma Brasileira, listando as empresas, entidades e indivíduos quepossam ter interesse na sua elaboração e aplicação.


Como solicitar a criação de um Comitê Brasileiro
Para a criação de um Comitê Brasileiro (ABNT/CB) deve ser encaminhada proposta pela entidade solicitante à ABNT através da Gerência do Processo de Normalização incluindo:
1. Justificativa retratando a necessidade e interesse do setor no desenvolvimento de Normas Brasileiras
2. Histórico departicipação da entidade solicitante na normalização e sua representatividade no setor
3. Informações sobre: denominação do Comitê, campo de atuação, estrutura, suporte técnico, administrativo e financeiro, localização, recursos físicos, humanos e financeiros, Programa de Normalização Setorial (PNS)
Como solicitar o credenciamento de um Organismo de Normalização Setorial
Para o credenciamento deum Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS), a entidade interessada deve solicitar informações à ABNT através da Gerência do Processo de Normalização.


Normalização de dados
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde janeiro de 2010)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normas Para Elaboracao De Relatorios
  • Normas tecnicas para elaboração de um curriculum
  • Normas de elaboração de tcc
  • NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
  • normas e elaboração do relatorio cientifico
  • NORMAS DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
  • NORMAS PARA ELABORACaO DE UM RELATORIO TECNICO
  • Norma para elaboração de TAC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!