Elaboração de um plano de formação

Páginas: 11 (2716 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
Procedimento Plano de Formação Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho

Página: 1 de 12 Código do Documento:

Introdução
A formação dentro de uma empresa é um aspecto fundamental para o seu desenvolvimento, deste modo esta deve estar encaixada no Plano de Negócios da organização. Para isso, o Perfil Individual de Competências para cada função devese encontrar alinhado com o plano dedesenvolvimento organizacional. Desta forma, a Avaliação de Desempenho, ao identificar as disfunções de competências, cria as bases para a definição do Plano de Formação que responda de forma eficaz à estratégia da organização. Assim, ao desenvolver um Diagnóstico de

Necessidades de Formação adequado à organização e um plano de formação que corresponda às necessidades detectadas, a organização iráusufruir dos resultados do investimento na formação.

De modo a ir ao encontro dos benefícios para os colaboradores e para a organização no seu todo, o ciclo formativo deve ser dividido em 4 fases, como se representa na figura 1.

Figura 1 – Fases do Ciclo Formativo

Fases do Ciclo Formativo

Diagnóstico de Necessidades de Formação Para desenvolver um Diagnóstico de Necessidades de Formaçãocomeça-se por analisar a organização, as pessoas, as funções, os processos, as tecnologias e a análise SWOT. Terminando com decisões sobre como, quando e onde realizar formação necessária ao bom desempenho da organização.

Elaboração Ângela Leal

Verificação (A Gerência)

Aprovação (A Gerência)

C. Documental Edição: 01 Revisão: 00

Procedimento Plano de Formação Sistema de Segurança eSaúde no Trabalho

Página: 2 de 12 Código do Documento:

O diagnóstico de necessidades de formação é a primeira etapa de todo um processo que se pretende direccionado para a satisfação real das necessidades dos colaboradores e da organização.

Planeamento Os problemas identificados no Diagnóstico de Necessidades de Formação são transformados em respostas às seguintes perguntas do Planeamentoda Formação. 1. ”Para quê formar?”, de forma a identificar quais os objectivos a atingir com a formação. 2. “Quem formar?”, para determinar quais os indivíduos ou grupos de trabalho que necessitam de formação. 3. “Quem vai ser formador?”, de modo a verificar se existe a necessidade ou não de subcontratação. 4. “Formar em quê?”, para definir o conteúdo programático da formação. 5. “Onde formar?”,verificando em que conteúdos é necessário formação, determinar quais os locais em que se obtém resultados mais rápidos, em sala ou no posto de trabalho. 6. “Como formar?”, verificando os conteúdos em que é necessário formação e os locais em que se irá realizar a formação, determinar quais as metodologias pedagógicas mais adequadas à aprendizagem. 7. “Com que recursos?”, verificando os conteúdos emque é necessário formação, os locais em que se irá realizar a formação e as metodologias pedagógicas a utilizar, determinar que recursos humanos, físicos e materiais são necessários para se atingirem os objectivos da formação. 8. “Quando?”, para determinar em que altura do ano se deve desenvolver a formação, de modo a não perturbar o normal funcionamento da empresa. E também para determinar qual oregime de formação, horário laboral, póslaboral ou misto. 9. “Quanto vai custar?”, de modo a verificar se a empresa apresenta viabilidade para a execução do investimento previsto.

Elaboração Ângela Leal

Verificação (A Gerência)

Aprovação (A Gerência)

C. Documental Edição: 01 Revisão: 00

Procedimento Plano de Formação Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho Execução

Página: 3de 12 Código do Documento:

De modo a atingir sucesso na execução da formação, há que ter em conta que a análise do Diagnóstico de Necessidades de Formação deve permitir a elaboração de um Plano de Formação que vá ao encontro das reais necessidades de formação. Este deve assim, apresentar conteúdos adequados às necessidades e devem de se encontrar disponíveis materiais e equipamentos adequados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de formação
  • Plano de formação
  • Plano de Formação
  • Plano de formação
  • plano de formação
  • Plano de formação
  • plano de formação
  • plano de formação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!