Elaboração de resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia da pesquisa – Profa. Jiani Cardoso - Administração
Resumo

Resumo é a apresentação condensada dos pontos relevantes de um texto. No resumo devemos ressaltar de forma clara e sintética a natureza e o objetivo do trabalho, o método que foi empregado, os resultados e as conclusões mais importantes, seu valor e originalidade. O conteúdo de um resumo deve contemplar o(s) assunto(s)tratado(s) de forma sucinta, como o tema foi abordado e suas conclusões.

Resumindo... é apresentação concisa de um texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importância, ou seja, o objetivo, o método, os resultados e as conclusões de um artigo, monografia, etc.

Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso acadêmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperarrapidamente idéias, conceitos e informações com as quais ele terá de lidar ao longo de seu curso.

Em geral um bom resumo deve ser:

Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários. A redação é concisa quando as idéias são bem expressas com um mínimo de palavras.
Pessoal: um resumo deve ser sempre feito comnossas próprias palavras. Ele é o resultado de nossa leitura sobre um um texto.
Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto deve ter começo, meio e fim. O texto do resumo deve sercompreensível.

Auto-explicativo: utilizando a terceira pessoa no singular e dando preferência ao verbo na voz ativa. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal da monografia.
Voz ativa: O verbo está na voz ativa quando a ação é praticada pelo sujeito, ou seja, o sujeito é o agente da ação verbal.Ex.: A professora da escola convidou Alice. (A professorada escola é o agente da ação verbal)
Voz passiva: O verbo de está na voz passiva quando a ação é sofrida pelo sujeito, que não é o mesmo que pratica a açãoverbal.  Ex.: Alice foi convidada pela professora da escola. (Alice é o sujeito paciente porque recebeu a ação praticada pelo agente da ação verbal que, no caso, é a professora da escola)
A redação de um resumo devecontemplar a concisão (as idéias bem expressas com um mínimo de palavras), a precisão (seleções das palavras adequadas para expressão de cada conceito) e clareza (estilo fácil e transparente).

Os resumos devem vir sempre acompanhados da referência da publicação.

Tipos de Resumo:

Um resumo é usado para diferentes fins. Isto significa também que existem vários tipos de resumo. Podemos encontrarresumos como parte de uma monografia, antes de um artigo (abstract), em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por isso, antes de fazermos um resumo devemos saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito.

Há vários tipos de resumo e cada um apresenta características específicas, de acordo com suas finalidades:

Resumo Informativo ouAnalítico:

Também conhecido, em inglês, como summary, este tipo de resumo informa o leitor sobre outras características do texto. Se o texto é o relatório de uma pesquisa, por exemplo, um resumo informativo não diz apenas do que trata a pesquisa (como seria o resumo indicativo), mas informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos. A principal utilidade dosresumos informativos no campo científico é auxiliar o pesquisador em suas pesquisas bibliográficas.
O resumo informativo contém as informações essenciais apresentadas pelo texto. É o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou 1/4 do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se, porém, as idéias principais. Não são permitidas as opiniões pessoais do autor do...
tracking img