El putting out system

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Texto “El putting-out system” e “La manufactura y La cooperacíon”

El “putting-out system”
O “putting-out system” é considerado como o período de transição entre a produção artesanal e omodo de produção capitalista. No início, os produtores se dirigiam de sua localidade rural até as cidades para vender seus produtos aos comerciantes. O preço dos produtos era determinado de acordocom sua qualidade. Nessa fase os comerciantes possuíam apenas o poder sobre o produto e não pelo processo.
Com o passar dos tempos, os artesãos viram a necessidade de se deslocarem para as cidades ecada vez mais ficavam dependentes de um intermediário entre eles e o mercado.A partir de agora, o capitalismo controla a entrega de matéria-prima, determina o projeto e o prazo, mas ainda não domina oprocesso produtivo. Os trabalhadores determinavam o seu ritmo de trabalho em função do cansaço, da atenção familiar e necessidade de dinheiro, por exemplo.
Uma das vantagens desse sistema era o fatode o empresário poder romper a qualquer momento sua relação com os trabalhadores, sem romper uma relação salarial e também não se preocupava em repor essa força de trabalho. Todavia, havia desperdíciosde matéria-prima e baixa produtividade devido as técnicas rudimentares. No “putting-out system” o empresário não dispões dos meios de produção e as jornadas de trabalho eram definidas pelostrabalhadores. A qualificação era feita entre os próprios artesãos e eles detinham todo o conhecimento sobre todas as etapas de produção.
Enfim, podemos afirmar que os artesãos não vendiam sua força detrabalho e sim seus produtos. Porém, os artesãos foram impulsionados a virarem empregados e abrirem mãos de suas atividades artesanais e passaram a ingressar as manufaturas.
La manufactura y Lacooperacíon
A manufatura é caracterizada por disponibilizar uma nova forma de cooperação entre os trabalhadores. O objetivo da cooperação é coordenar os indivíduos de uma mesma organização produtiva a...
tracking img