El encubrimiento del otro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro – “El encubrimiento Del Otro”
O autor começa nos mostrando que está conferencia 5 é um texto para ser mantido como central é algo que trás grande utilidade,e assim disserta sobre o“mito da modernidade” onde algumas culturas se mostram superiores,melhor desenvolvidas do que outras,não se pode negar que em algumas ocasiões uma cultura possa ser mais forte que a outra. Porém não sepode julgar outra cultura como inferior, rude.
A explicação para tal caso é que,a dominação desses países sobre o outros é uma libertação do bárbaro que se civiliza,desenvolve,é nisto que se consisteo “mito” em vitimar inocentes, anunciando a culpa da própria vitimização ao inocente e atribuindo ao país moderno plena inocência do ato. Também que o sacrifício do colonizado é necessário para amodernização.
O conceito de Modernidade é diferente do “mito da modernidade”. O conceito é o sentido de libertação, com respeito a civilizações, ás suas estruturas, práticas políticas e etc. Já o mito éo eurocentrismo,o efeito deste mito é que o inocente é considerado culpado e o culpado considerado inocente.

O povo indígena americano não entram na historia mundial apenas no contexto dedescobrimento da América. Deve-se encontrar racionalmente e historicamente um lugar deles na história. A proposta é de que devemos incluí-los desde sua origem na história mundial, não mais como posterior acultura europeia.
Na conferencia 6 o autor tem o intuito de nos mostrar a origem das civilizações indígenas americana. Dussel explica toda origem deste povo, surgido no extremo oriente, e que de acordocom período interglacial, passaram muitas migrações asiáticas descobrindo nossas terras e começando assim a pré-história.
Após contar sobre toda origem dos ameríndios, o autos conclui que o pacíficofoi o centro cultural para inicio da história dos índios americanos.

Resenha crítica – “El encubrimiento Del Otro”
O livro nos trás uma questão muito interessante a ser discutida, a origem...
tracking img