Eja -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: EJA – Ensino, respeito e valorização dos educandos em suas particularidades.

Título: Educação de Jovens e Adultos

Objetivo: O trabalho tem como objetivo possibilitar aos professores aoportunidade de retratar a sua realidade escolar, o seu cotidiano, registrar a sua prática pedagógica, bem como, expor a concepção que tem do processo ensino/ aprendizagem.

Justificativa: Osprofessores analisam, discutem e concluem que na EJA há uma troca de saberes muito grande dos alunos com o professor, pois no momento em que estão ensinando, desenvolvem junto com os alunos outras estruturasmentais e por isso também aprendem.
O compartilhar é pensar o processo de ensino como uma forma de interação, de troca de experiências com objetivos educativos determinados a atingir.

Introdução:Trabalhar com uma realidade de educandos com diferentes culturas, situações econômicas, saberes, valores e expectativas, permite que o educador estabeleça um diálogo, onde com a articipação de todosconstrua-se um saber apoiado no respeito às diferenças, na cooperação e na solidariedade.
Tem-se a certeza de que não foram esgotadas todas as discussões necessárias a uma prática pedagógicatransformadora na Educação de Jovens e Adultos, pois existe uma longo caminho a se percorrer. Portanto, cada professor continue a refletir, pesquisar e analisar as práticas pedagógicas, sempre buscando umaresposta a “por que ensinamos” e “como se aprende” visando o respeito e a valorização desses educandos em suas particularidades.

Desenvolvimento: O método de Paulo Freire aparece como a grandenovidade, algo ousado para o momento. Ele utilizava-se dos Centros de Cultura, independentes dos sujeitos serem letrados ou não, onde os temas debatidos eram por eles sugeridos. Lá os educandos podiamdemonstrar que são sujeitos históricos, dotados de uma sabedoria popular, capazes de transformar a realidade em que estão inseridos.
Partia-se da leitura do mundo para a leitura da escrita. É importante...
tracking img