ATIVIDADE APLICADA: PRÁTICA

Ana Paula de Almeida Santos – RU 440495

Carine Ferst Pereira – RU 192472

Denise de Oliveira Varone – RU 421876

Metodologia da alfabetização

Sugiroque você escolha duas das atividades listadas neste capítulo como sugestão para a alfabetização e aplique-as em uma turma de crianças que está sendo alfabetizada. Se não puder aplicar as atividades,procure o professor dessas crianças e converse com ele sobre como seria aplicar as atividades em sua sala de aula. Nada melhor do que a prática profissional para nos ensinar sobre as atividadesescolhidas.

É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de queprecisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome, e então começam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”,“cobrinhas”... A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as fazchamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros. A visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita. Por este motivo éimportante que os nomes estejam fixados nas grades, nos materiais, nas lancheiras, nos crachás. Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, a criança,conseqüentemente, o memoriza. A partir de então inicia-se seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade, auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que possui identificação. Por isso seu nome étão importante. É um marco identificatório. O modelo da escrita do nome em diferentes materiais informa à criança sobre quais são as letras e qual a quantidade necessária de letras para... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 07). Eja vantagens e desvantagens. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eja-Vantagens-e-Desvantagens/54572.html

MLA

"Eja vantagens e desvantagens" TrabalhosFeitos.com. 07 2011. 2011. 07 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eja-Vantagens-e-Desvantagens/54572.html>.

MLA 7

"Eja vantagens e desvantagens." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2011. Web. 07 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eja-Vantagens-e-Desvantagens/54572.html>.

CHICAGO

"Eja vantagens e desvantagens." TrabalhosFeitos.com. 07, 2011. Acessado 07, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eja-Vantagens-e-Desvantagens/54572.html.