Eja paulo freire

Páginas: 2 (481 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
Durante muito tempo a Educação de Jovens e Adultos foi tratada sem nenhuma importância aos olhares da sociedade e da justiça. Paulo Freire, com toda sua humildade e comprometimento com a causa dosmenos favorecidos, abraçou a causa como também sua.
Paulo Freire não se intimidou com o que iria enfrentar. Mesmo sabendo de todas dificuldades, ele lutou para realizar o desejo de muitos que nãotiveram as mesmas oportunidades das classes mais favorecidas.
Com a luta pela inclusão dos oprimidos, Freire desenvolvia um pensamento pedagógico capaz de nos fazer acreditar que é possível sonhar econquistar espaço importante em nosso meio através da educação.
Freire acredita que pela conscientização e a valorização pode-se construir muito mais do que ousamos imaginar ser capaz. Então lutou ereivindicou o direito de pela educação o oprimido se libertar e se sentir capaz de pensar, agir e manifestar-se de forma perceptível aos olhos da sociedade.
A partir das inúmeras lutas de Paulo Freire, aEJA vem sendo aperfeiçoada e moldada para melhor satisfazer e atender as necessidades do povo que fazem parte dessa luta, que buscam por uma vida melhor.
É importante salientar que na perspectivafreiriana devemos nos unir por uma educação libertadora, aquela que nos promove e nos resgata da opressão.
A perspectiva pedagógica de Freire principalmente voltada para a EJA nos possibilita acapacidade da criticidade e nos faz refletir sobre a tamanha importância da troca de experiências entre docentes e discentes.
O respeito para com o próximo é uma constante reflexão que Paulo Freire nosdesperta.
Educar não é simplesmente transformar o educando em um mero reprodutor de conteúdos, de fórmulas e de códigos que raramente se manifestarão em nosso cotidiano. No entanto, educar é uma atividadecomplexa e amável que se manifesta em cada gesto, em cada palavra de educador para educando. Educar, além de ser a arte de ensinar, é também a arte de amar, de respeitar e de se mover para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eja no metodo paulo freire
  • Contribuições de paulo freire para o eja
  • CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O EJA
  • EJA perspectiva de Paulo Freire
  • Paulo freire e o eja
  • Concepçõe de eja e contribuição de paulo freire
  • OS DESAFIOS DA EJA NA CONCEPÇÃO DE PAULO FREIRE
  • As concepções e formação e prática no eja e paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!