Eja no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Município de Belo Horizonte ao assumir a educação de jovens e adultos, procurou substituir algumas estratégias de outros programas de alfabetização, que poderiam ser consideradas ultrapassadas,tais como: falta de continuidade das ações, recursos humanos qualificados, visões negativas do analfabetismo, voluntarismo e outros.
A Secretaria Municipal de Educação (SMED-BH) adotou uma política deatendimento ao jovem e adulto construída no sentido de garantir o direito à educação a todos os cidadãos, possibilitando a inserção das pessoas jovens e adultos que não tiveram a oportunidade devivenciar seu processo de alfabetização no tempo certo. em 2004 a chapa que ganhou a eleição colocou esse projeto em prática chamando-o de * BH Sem Analfabetos *, e tem três frentes de atuações:
-modalidade EJA nas 43 escolas da RME.
- ensino fundamental noturno, ofertado em 53 escolas municipais EJA-BH, que funciona em vários espaços das nove regionais da cidade. Quatorze mil pessoas, com idadesuperior a 14 anos, são atendidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA ) em 43 escolas da rede municipal de educação. Outros 18.176 alunos estudam no projeto de Ensino Fundamental Noturno. O objetivo doprojeto como tantos outros é reduzir ao máximo o número de jovens e adultos analfabetos dos município de Belo Horizonte.
O Programa Bolsa Escola Municipal verificou em 1997, que a maioria dospais atendidos neste programa não sabiam assinar o próprio nome para receber o benefício, com isso ampliou-se o atendimento à essas pessoas garantindo o direito à educação, o que originou o Projeto deEducação de Jovens e Adultos do Programa Bolsa Escola Municipal de Belo Horizonte ( EJA/BEM-BH). Com isso outras pessoas também foram incluídas no projeto.
São vários locais distribuídos emdiversos espaços da cidade possibilitando acesso fácil e horário flexível para os estudantes.
Esse Projeto foi ampliado em 2004 para dar continuidade de estudos às pessoas que haviam deixado o...
tracking img