Eja globalização

Páginas: 19 (4710 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
A Educação de Jovens e Adultos: o resultado trazido pela globalização.

Resumo: As novas diretrizes da educação de jovens e adultos, em face de globalização e as exigências da escolaridade, o significado da intervenção dos compradores da mão-de-obra na oferta da educação aos trabalhadores. Pesquisa realizada de forma semi-intensiva, teoricamente fundamentada em Survey.
Palavras chaves: E.J.A,globalização, relações sociais.
As novas exigências trazidas pela globalização ao mundo do trabalho permitiram um novo olhar aos trabalhadores Brasileiros caracterizados no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Segundo a Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, identificada como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, no seu artigo 37, descreve os estudantes participantes daEducação de Jovens e Adultos como sendo, "A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental ou médio na idade própria".
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira, INEP, ligado ao Ministério da Educação do Brasil, informa que de acordo com o censo escolar 2007, mais de cinco milhões de Brasileiros apartir dos 15 anos de idade, estão fora da sala de aula.
Destes, sete milhões e quinhentos mil, a metade da população de analfabetos, de acordo com o INEP, esta localizado na região Nordeste do Brasil, demonstrando também pelos dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco demonstra em seu censo escolar, que cerca de um milhãoe cem mil pessoas, de 15 a 29 anos, estão fora da sala de aula, totalizando um percentual de 25% ou mais sem estudar.
Em Pernambuco, á atual gestão, criou o programa Pernambuco Escolarizado, cognominado Programa Paulo Freire, para que no triênio de 2008 a 2010, trezentos e oitenta milhões de Pernambucanos na faixa de idade entre 15 e 29 anos, venham a ser alfabetizados, através das açõesemanadas deste projeto governamental.
Os investimentos anunciados para o estado de Pernambuco têm dado um novo incentivo e importância à educação de jovens e adultos, diante da necessidade de qualificação da mão-de-obra. Os projetos econômicos a ser implantado na região Nordeste e particularmente no estado de Pernambuco, estagnado de incentivos a industrialização á décadas, de acordo com dados doInstituto Brasileiro de Geografia e Estática, IBGE, vem seguindo determinação da legislação vigente, não só em qualificar o trabalhador que estuda ou o estudante que trabalha, mais também, fazendo à chamada da população para matrícula.
As instituições organizadas solicitam o cumprimento da Lei, 9394\96, em seu artigo 5 e parágrafo 1, inciso I, determina:
Compete aos estados e Municípios, em regime decolaboração, e com a assistência da União: recensear a população em idade escolar par ao ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.
O direito a educação é subjetivo, cabendo a família e o Estado, garantirem o acesso e os sujeitos da escola a sua permanência, dos estudantes, para finalização em tempo considerável, a escolarização do homem, mulher, jovens e criança, naformação de sua elevação dos saberes.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, a existência do interrompimento no processo continuo de aprendizagem sistemática, se da devido à necessidade de buscar os meios de sobrevivência. Os números têm demonstrado que a freqüência a escola, das classes populares tem aumentado devido aos benefícios sociais eeconômicos, motivadores da permanência na escola.
Segundo dados do INEP, mais de 50% dos matriculados em escolas publicas, abandonam os estudos em busca de trabalhos informais, para sobreviver.
Diante dessa realidade, foi instituída pelo Governo Federal, maior incentivo a freqüência e continuação dos filhos dos trabalhadores nas escolas, incluindo ajuda financeira aos que ficam e comprovam a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eja
  • EJA
  • EJA
  • EJA
  • EJA
  • A EJA
  • EJA
  • EJA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!