Eixos e correntes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eixos e correntes

Eixos são elementos mecânicos utilizados para articular um ou mais elementos de maquinas. Quando móveis, os eixos transmitem potência por meio do movimento de rotação.

Constituição dos eixos

A maioria dos eixos são construídos em aço com baixos e médios teores de carbono. Os eixos com médio teor de carbono exigem um tratamento térmico superficial, pois estarão emcontato permanente com buchas, rolamentos e materiais de vedação.

Existem eixos fabricados com aços-liga, altamente resistentes.

Classificação dos eixos

Quando á senção transversal, os eixos sãp circulares e podem ser maciços, vazados, cônicos, roscados, ranhurados ou flexíveis.

Eixos maciços

Apresentam a seção transversal circular e maciça, com degraus ou apoios para ajuste das peçasmontado sobre eles. Sua extremidades são chanfradas para evitar o rebarbamento e suas arestas internas são arredondadas para evitar a concentração de esforços localizados.

Figura 1

Eixos vazados
São mais resistentes aos esforços de torção e flexão que os maciços. Empregam-se esses eixos quando há necessidade de sistemas mais leves e resistentes, como os motores de aviões.

Figura 2

Eixoscônicos
Devem ser ajustados num componente que possua furo de encaixe cônico. A parte ajustável tem formato cônico e é firmemente fixada por meio de uma porca. Uma chaveta é utilizada para evitar a rotação relativa.

Figura 3

Eixos roscados
Possuem algumas partes roscadas que podem receber porcas capazes de prenderem outros componentes ao conjunto.

Eixos ranhurados
Apresentam uma sériede ranhuras longitudinais em torno de sua circunferência. As ranhuras engrenam-se com os sulcos correspondentes das peças a serem montadas neles. Os eixos ranhurados são utilizados quando é necessário transmitir grandes esforços.

Figura 4

Eixos flexíveis
Consistem em uma série de camadas de arame de aço enrolando alternadamente em sentidos opostos e apertado fortemente. O conjunto éprotegido por meio de um tubo flexível, e a união com o motor é feita com uma braçadeira especial munida de rosca. Os eixos flexíveis são empregados para transmitir movimento a ferramentas portáteis que operam com grandes velocidades e com esforços não muito intensos.

Desmontagem de eixos

A desmontagem de eixos é aparentemente simples e fácil, porém exige os seguintes cuidados.
• Verificar aexistência de elementos de fixação (anéis elásticos, parafusos, pinos cônicos, pinos de posicionamento e chave tas) e retira-los antes de sacar o eixo.
• Verificar se existe, na fase do eixo, um furo com rosca. O furo é construído para facilitar a desmontagem do eixo por meio por meio de um dispositivo para sacá-lo.

Figura 5

• Nunca bater com martelo na face do eixo. As pancadasprovocam encabeçamento, não deixando que o eixo passe pelo mancal, além de produzir danos no furo de centro. Danos no furo de centro impedem posteriores usinagens, onde seria fixado á máquina (torno, retificadora cilíndrica e fresadora) entrepontas.

Figura 6

• Se realmente for necessário bater no eixo para sacá-lo, recomenda-se usar um material protetor e macio como o cobre para receber aspancadas, cuidando para não bater nas bordas do eixo.
• Após a desmontagem, o eixo deverá ser guardado em local seguro para não sofrer empenamentos ou outros danos, especialmente se o eixo for muito comprido.

Montagem de eixos

A montagem de eixos exige atenção, organização e limpeza rigorosa.
Além desses fatores, os seguintes cuidados deveram ser observados.
• Efetuar limpezaabsoluta do conjunto e do eixo para diminuir o desgaste por abrasão.
• Não permitir a presença de nenhum arranhão no eixo para não comprometer seu funcionamento e não provocar danos no mancal.
• Colocar os retentores cuidadosamente pra não provocar desgastes no eixo e vazamentos de lubrificante.
• Não permitir a presença de nenhuma rebarba no eixo.
• Verificar se as tolerâncias...
tracking img