Eixo do mal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Filosofia

Visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura. Nessa definição, a filosofia corresponderia, de modo vago e geral, ao conjunto de ideias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesma, definindo para si o empo e o espaço, o sagrado e o profano, o bom e o mau, o justo eo injusto, o belo e o feio, o verdadeiro e ofalso, o possível e impossível, o contingente eo necessário.
Qual o problema dessa definição? Por um lado, ela se parece com a noção de “minha filosofia” ou “a filosofia da empresa”; por outro lado, ela é tão genérica e ampla que não permite, por exemplo, distinguir entre filosofia e religião, filosofia e arte, filosofia e ciência. Na verdade, essa definição identifica filosofia e cultura, poisesta é uma visão de mundo coletiva que se exprime em ideias, valores e práticas de uma sociedade determinada.
A definição, portanto, não consegue se acercar da especificidade do trabalho filosófico e por isso não podemos aceitá-lo com definição da filosofia, mas a penas como uma expressão que contém ou indica alguns aspectos que poderão entrar na sua definição.

Sabedoria de vida. A filosofiaé identificada com atividade de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, de dedicando-se à contemplação do mundo e dos outros seres humanos para aprender e ensinar os outros a controlar seus desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir sua vida de modo ético e sábio.
A filosofia seria, nessa definição uma escola de vida ou uma arte do bem viver; seria uma contemplação do mundo e dos homenspara nos conduzir a uma vida justa, sábia e feliz, ensinando-nos o domínio sobre nós mesmo, sobre nossos impulsos, desejos e paixões. Essa definição, porém, nos diz, de modo vago, o que se espera da filosofia (a sabedoria interior), mas não o que é e o que faz a filosofia e, por isso, também não podemos aceita-la, mas apenas reconhecer que nela está presente um dos aspectos do trabalhofilosófico.

Filosofia racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido. Nessa definição, atribuiu-se á filosofia a tarefa de conhecer a realidade inteira, provando que o Universo é uma totalidade, algo estruturado ou ordenado por ralações de causa e efeito, e que essa totalidade é racional, ou seja, possui sentido e finalidade compreensíveis ao pensamento humano.
Oque adotam essa definição precisam começar distinguindo entre filosofia e religião e até mesmo opondo uma à outra , pois ambas possuem o mesmo objeto (compreender o Universo). Mas a primeira o faz por meio do esforço racional, enquanto a segunda, por meio da confiança (fé) uma revelação divina. Ou seja, a filosofia procura discutir até o fim o sentido eo fundamento da realidade, enquanto aoconsciência religiosa se baseia num dado primeiro e inquestionável, que é a revelação divina, objeto de fé e indemonstrável pela e para a razão humana.
Pela fé, a religião aceita princípios indemonstráveis e até aqueles considerados irracionais pelo pensamento. Enquanto a filosofia não admite a indemonstrabilidade e a irracionalidade de coisa alguma. Pelo contrário, o pensamento filosófico procuraexplica e compreender mesmo o que parece irracional e inquestionável. No entanto, essa definição também é problemática, porque dá à filosofia a tarefa de oferecer uma explicação e um sistema universal; mas sabemos hoje, que essa tarefa é impossível.
É verdade que, nos seus primórdios, a filosofia se apresenta como uma explicação total sobre a realidade, pois ela não só viera substituir a explicaçãoreligiosa, com também constituía o conjunto de todas as ciências teóricas e práticas (não havia distinção entre a s filosofia e ciência). No entanto, há nos dias de hoje pelo menos duas limitações a essa pretensão totalizadora: em primeiro lugar, a filosofia e as ciências foram se separando no decorrer da história, e o saber científico se dividiu em vários saberes particulares, cada qual com...
tracking img