Eimeria stiedae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO......................................................................................................................4
2.OBJETIVOS .......5
3.EIMERIA STIEDAE (E. GLUBERI) .......6
4.CONCLUSÃO .......9
REFERÊNCIAS .....10

RESUMO

A Eimeria stiedae é um protozoário parasita que infecta coelhos, ocasionando prejuízos no setor econômico. A incidência do parasitaocorre principalmente na Europa, África e América do Sul - há muitos registros de coccidiose nas regiões Sul e Sudeste no Brasil. Há diferentes sintomatologias causadas pela E. stiedae. As mais comuns em coelhos infectados são o peso abaixo do ideal, alta morbidade (falta de apetite, diarreia...) e mortalidade (FREITAS, 2010). A E. stiedae afeta o fígado, as vias biliares (REY, 1991) e sãoencontradas lesões em diferentes regiões do corpo (FREITAS, 2010). As experiências feitas com o intuito de conhecer mais sobre este protozoário utilizam coelhos da raça Nova Zelândia. Porém, a E. stiedae é parasita tanto em coelhos domésticos como em coelhos de cunicultura. Segundo Georgi (1988, p. 75-76), a Eimeria spp. a mais simples forma de ciclo biológico dos coccídeos. Seu ciclo biológico incluimultiplicação assexuada e sexuada. Esse gênero caracteriza-se facilmente, porque no interior dos oocistos formam-se quatro esporocistos, cada um deles com dois esporozoítas. Como os oocistos são liberados nas fezes do coelho infectado, esse é o meio mais seguro utilizado para diagnosticar a doença em um hospedeiro. A eimeriose pode ser tratada soros ionóforos, porém essa medicação está sendocortada, devido às intoxicações causadas coccidiostáticos nos coelhos. Portanto, o melhor método para controlar a eimeriose é a aplicação de medidas sanitárias.

1. INTRODUÇÃO

A Eimeria stiedae, um protozoário parasita em coelhos, tornou-se foco de estudo por muitos cientistas no Brasil e no mundo, devido aos desastres econômicos que essa eimeriose causa na cunicultura. Nas últimas décadas,foram elaboradas várias pesquisas para obter conceitos mais detalhados sobre a Eimeria spp, que não parasita apenas coelhos, mas caprinos, bovinos e frangos.
A finalidade das pesquisas científicas sob a Eimeria spp são as curas. Desde 1970 (NOGUEIRA, 2009), os pesquisadores elaboram os mais variados exemplos de soros ionóforos. Porém, os próprios soros também alteram o metabolismo dos animais,levando-os ao enfermo e, na maioria das vezes, à morte.
Com base nos conceitos acima, este trabalho irá apresentar informações mais detalhadas sobre a Eimeria stiedae: classificação científica, sinonímia, nome vulgar, distribuição geográfica da doença, sintomatologia, patologia, ciclo da E. stiedae, diagnóstico, medicação e epidemiologia.

2. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho éapresentar ao leitor as características sobre a Eimeria stiedae, ou Eimeria gluberi, como a classificação científica deste protozoário parasito, seu ciclo biológico; as espécies que este afeta, as sintomatologias e patologias que a E. stiedae causa no hospedeiro. Nesta pesquisa, haverá informações breves sobre as profilaxias contra a E. stiedae, que está em pauta no dia-a-dia.


3. EIMERIA STIEDAE(E. GLUBERI)

Um parasito de coelhos, a Eimeria stiedae- conhecida como eimeriose - pertence à família Eimeriidae; subordem Eimeriina, da ordem Coccidiida; dentro da classe Sporozoa; no subfilo Sarcodino, dentro filoApicomplexa; integrado no reino Protista (REY, 1991).
A E. stiedae é uma das graves doenças que infectam coelhos domésticos e industriais (cunicultura), causando grandes prejuízoseconômicos. A incidência desse parasita ocorre no continente Europeu, no qual houve registros da coccidiose em Viterbo, Itália (GONZÁLEZ-REDONDO, 2008) e na Hungria (NOGUEIRA, 2008); no continente Africano, com registro de um surto de eimeriose na Nigéria; e na América do Sul, onde prevalecem muitos registros de coccidiose nas regiões Sul e Sudeste no Brasil. Segundo Cardoso e Guimarães Jr....
tracking img