Eike Bastista - Por Claudia Riecken

2589 palavras 11 páginas
Meu olhar sobre o livro “Eike Batista o X da Questão”- A trajetória do maior empreendedor do Brasil
17 de fevereiro de 2012 | Categoria: Comentários da Autora
Por Claudia Riecken
Com um prefácio emocionante, endereçado pelo pai do autor, o Sr.Eliezer Batista,o livro biográfico de Eike Batista- de saída, enaltece a dignidade de sua apresentação, e evoca a torcida sutil no leitor.
O livro que relata em 1a pessoa a saga do auto-proclamado “maior empreendedor do Brasil” ( dado bastante confirmado pelo mundo…) já se inicia mostrando a que veio: sem meias medidas. Claro, contundente e diga-se, gostoso de se ler.
Não será necessário tornar-se economista, nem aprimorar muito sua linguagem empresarial para esta leitura. Eike parece fazer questão de descrever sua carreira e enriquecimento de forma simples, clara e, digamos, quase realista.

Até a metade do livro, fui me apaixonando por um ser humano simplão, arrojado, mas sem exagerar nas pompas e nada metido, a princípio… Da venda de seguros de porta em porta, quando jovem, na Inglaterra para onde fora originalmente com os pais e irmãos, – para pagar seus estudos não concluídos de engenharia, ao homem que mais parece cavar ouro com as mãos na Amazônia, onde tudo começou, me conduzo por um Eike que enxerga, empreende, se aprimora e arrisca com beleza. A equipe inteira abatida pela Malária, versus sua sorte pessoal, de não contrair a doença ( escolheu se recolher no alojamento ao final das tardes, rompendo a lógica de descansar depois do trabalho indo pescar com os demais, no lugar disso- tomando um gole de cachaça com alho, e pasmem, “imunizando-se” assim…) e o tiro que tomou pelas costas, -representam passagens que dão passos largos em milhões de dólares. Da Mina de Alta Floresta, o ouro custou, mas jorrou. Ele brinca, que desde cedo, exilado no exterior por conta do trabalho do pai, sentia falta do Brasil, e alude Cortés e Pizarro, conquistadores de 5 séculos antes quando se inicia sua empreitada por aqui..”Eles

Relacionados