Eia rima simulado ueg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A área de estudo onde se localizará as futuras instalações do Campus da Universidade Estadual de Goiás – UEG em Anápolis, está localizado na Fazenda Barreiro do Meio, possuindo uma área de 134 hectares, 54 Ares e 61 Centiares. No Campus existe uma pretende-se construir uma edificação de 10.120,00 m² (Figura 1) na qual funcionará a Unidade Universitária de Ciências Exatase Tecnológicas – UnUCET e parte da administração da mesma (Reitoria, Pró-Reitorias, Secretaria Geral, Diretorias e Gerências) (Figura 1).


Como consequência da criação da universidade, surge uma nova forma de organização de seu território: localização em território exclusivo com rígida setorização funcional, hierarquização e separação das vias de pedestres e de veículos eimplantação isolada dos edifícios em meio às áreas livres. Neste momento foram instituídos alguns equipamentos de uso comunitário, como a biblioteca e restaurante, além da administração central (reitoria) (Malta,1986).
O campus da UEG de Anápolis, se localizará na região sudeste de Anápolis, área que até 2005 era rural e 2006 passou a fazer parte da região urbana da cidade. A área dasfuturas instalações do Campus da UEG está voltada para a BR 153/ BR 060, Rodovia Federal que dá acesso à região norte do país, à capital nacional, circundada por fazendas e indústrias do Distrito Agro-Industrial (DAIA). A área total é de aproximadamente 130 hectares possuindo áreas que passam pelo Córrego Barreiro e o Córrego do Urubu, que cortam transversalmente a área.
O biomaCerrado é característico na área como uma vegetação de fisionomia e flores próprias, apresentando formações florestais, savânicas e campestres. Na área municipal a vegetação natural ainda existente é composta por fitofisionomias pertencentes a estes três tipos de formações. Na área frontal do futuro Campus não existe mais vegetação natural. No restante da área do campus é possível identificar pequenasmanchas de vegetação arbóreo-arbustivas, de cerrado, de mata-seca (mesófila, isto é, que perde as folhas na estação de estiagem) de mata-galeria (junto às nascentes e ao córrego Barreiro), bem como, áreas de pastagens ou agricultura que foram abandonadas, com algumas erosões.
O clima da região é tropical úmido, caracterizado por estações bem definidas: a seca quando a precipitação médiafica abaixo de 10 mm mensais e a estação úmida com média mensal acima de 250 mm, PDA5 (2001). A área da UEG está localizada dentro da Sub-bacia do Córrego das Antas, tendo em sua área nascentes do Córrego Urubu que aflui para o Rio da Extrema um dos principais tributários do Córrego das Antas dentro do município de Anápolis. O Córrego da Extrema (Barreiro) , que corta transversalmente a área daUEG, localiza-se na Região Sudeste do município de Anápolis, e corre de Sul para Leste onde despeja suas águas no Córrego das Antas.
Considerando o perfil estratigráfico obtido por relatório de sondagem realizado que o solo é constituído por silte arenoso marrom com presença de cascalho e pedregulho , alterando para silte pouco argiloso marrom com presença de cascalho e pedregulho e siltearenoso marrom com presença de cascalho e pedregulho , com faixa de areia marrom com pedregulho. Os principais impactos observados que ocasionam no ambiente de estudo agindo como catalisadores da degradação são: Segurança, Erosão, Represa, O fogo, Espécies vegetais exóticas, Gado da vizinhança, Resíduos e finalmente a Presença humana.

Estudos sobre conservação e declínio de populações deanfíbios têm sido alvos de grande atenção (DINIZ - FILHO et al., 2004; SILVANO & SEGALLA, 2005; BERNARDE & MACHADO, 2000), já que este grupo é um importante representante da biota do Neotrópical devido a sua abundância e à diversidade de ambientes em que são encontrados. Atualmente, são conhecidas aproximadamente 6500 espécies de anfíbios e 8700 espécies de répteis no mundo (Frost 2009, Uetz &...
tracking img