Ego e superego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SIGNIFICADO DE EGO
Ego significa o eu de cada um, é o defensor da personalidade, e é um termo muito utilizado na psicanálise e na filosofia. A principal função do ego é procurarharmonizar os desejos e a realidade, e posteriormente, entre esses e as exigências; os valores da sociedade.
Segundo S. Freud, sede da consciência e também lugar de manifestaçõesinconscientes; o eu, elaborado por Freud em sua segunda tópica (eu, isso e supereu), é uma diferenciação do isso; é a instância do registro imaginário por excelência; portanto, dasidentificações e do narcisismo.
As funções do eu são: capacidade de operar um recalcamento; sede das resistências; tenta gerir a relação "princípio de prazer" X "princípio de realidade"; participada censura; capacidade de construir meios de proteção; verdadeiro lugar de passagem da libido; produz a sublimação; sede das identificações.
“Seu ego a impede de manter esserelacionamento”.
O SIGNIFICADO DE SUPEREGO
O superego forma-se após o ego, É a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade.
O superego divide-se em dois subsistemas: o egoideal, que dita o bem a ser procurado; e a consciência moral, que determina o mal a ser evitado.
O superego tem três objetivos:
1. Inibir (através de punição ou sentimento deculpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral);
2. Forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) e
3. Conduzir oindivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal).
Id: fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos.
Ego: aspecto racional dapersonalidade responsável pelo controle dos instintos.
Superego: o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade.
tracking img