Ego, superego, e id

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
super ego
1 INTRODUÇÃO


Para Freud o ser humano é um animal social e se quiser viver com seus semelhantes, não pode se instalar nessa espécie de nirvana, que é o princípio de prazer, ponto de menor tensão, assim como lhe é impossível deixar que as pulsões se exprimam em estado puro.

De fato, o mundo exterior impõe à criança pequenas proibições que provocam o recalcamento e a transformaçãodas pulsões, na busca de uma satisfação substitutiva que irá provocar no eu, por sua vez, um sentimento de desprazer.

O princípio de realidade substitui o princípio de prazer. O eu se apresenta como uma espécie de tampão entre os conflitos do aparelho psíquico, ao mesmo tempo em que tenta desempenhar o papel de uma espécie de pára-excitação, em face das agressões do mundo exterior.

O Id é aestrutura original, básica e mais central da personalidade. Ele fica exposto tanto às exigências do corpo como aos efeitos do ego e do superego, ou seja, é a parte sensível e por isso é denominado como o reservatório de energia, ou seja, o Id é a estrutura original, básica e mais central da personalidade, no id reina o princípio de prazer.

Sendo o Ego a parte que está em contato com arealidade externa, podemos dizer que ele se vale da experiência, é o chamado principio da realidade.

Ao Ego cabe a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade, pois é ele que armazena experiências na memória, evita estímulos excessivamente internos mediante a fuga, lida com estímulos moderados através da adaptação e aprende a produzir modificações convenientes no mundoexterno, em seu próprio beneficio através da atividade.
Superego é a parte que contra-age ao id, representa os pensamentos morais e éticos internalizados.
2 ID


Os conceitos de consciente e inconsciente cedem lugar a três princípios psicanalíticos que construirão o modelo dinâmico da estruturação da personalidade, o id é o reservatório de energia do indivíduo. É constituído pelo conjunto dosimpulsos instintivos inatos, que motivam as relações do indivíduo com o mundo.

O individuo, desde o momento do nascimento, é uma fonte de energia que se mobiliza em direção ao mundo, buscando a satisfação do que necessita para seu desenvolvimento.

“contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento.” (...)Fadiman (1986)

Diante da manifestação do desejo forma no plano doimaginário o objeto que permitirá sua satisfação. O desejo corresponde a uma carência que ao se satisfazer gerará prazer. Funciona pelo princípio do prazer busca satisfação imediata das necessidades. O processo primário é a sua tentativa alucinatória de satisfação imediata.

O Id sempre manterá o modelo de querer, e de querer a qualquer preço sendo inexistente o princípio da não-contradição.Como não é dimensionado pela realidade, podem estar presentes desejos ou fantasias mutuamente excludentes dentro da lógica.

Na medida em que o princípio a não-contradição inexiste, todas as coisas são possíveis ao nível do Id. A única dimensão da vivência é o presente. Não há passado ou futuro, mas existe a elaboração de uma dimensão única vivida com o presente.. Funciona pela produção deimagens. Funciona basicamente pelos processos de condensação e deslocamento, que são os processos básicos do inconsciente.
Na condensação, agrupamos dentro de uma imagem, características pertencentes a vários processos inconscientes. No deslocamento, as características de uma imagem são transferidas para outra, com a qual o sujeito estabelece relações como se fosse à primeira. É uma instânciaestruturalmente inconsciente, Id não é o inconsciente, mas é, em quase sua totalidade age inconsciente. Os desejos oriundos do Id podem ser percebidos pela consciência, quando não sofrem repressão.

O id constitui o pólo pulsional da personalidade. Os seus conteúdos, expressão psíquica das pulsões, são inconscientes, por um lado hereditários e inatos e, por outro, recalcados e adquiridos.



3 EGO...
tracking img