EgitoeMesopotamia

847 palavras 4 páginas
Egito e Mesopotâmia

Mesopotâmia
Localização e Formação:
A região mesopotâmica ficava localizada entre os rios Tigres e Eufrates. Esses rios foram o berço de diversas das civilizações desenvolvidas ao longo da Antiguidade.
A localização da Mesopotâmia era privilegiada e por isso chamada de região do Crescente Fértil, o aparecimento de tantas culturas nessa região é explicado pela fundamental importância dada aos regimes de cheias e vazantes dos rios que fertilizavam as terras da região.
A população mais antiga da Mesopotâmia foi formada por um povo braquicéfalo (crânio grande e arredondado) talvez de origem camita, mas essa população foi mais conhecida na história da Mesopotâmia como os sumérios. Os sumérios constituíram a base cultural da civilização mesopotâmica. Muitas instituições e conhecimentos foram atribuídos aos sumérios.
Economia e Sociedade:
A economia baseava-se na agricultura de irrigação. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim, árvores frutíferas, raízes e legumes.
A Sociedade estava dividida em classes: nobres, sacerdotes, comerciantes, pequenos proprietários e escravos. A posição mais elevada era do rei que detinha poderes políticos, religiosos e militares.
Cultura e Religião:
Na parte científica, as culturas mesopotâmicas tiveram destacado papel no desenvolvimento da escrita. Com o progresso das atividades comerciais, a álgebra teve grande desenvolvimento com a criação de operações matemáticas e sistemas de pesos e medidas.
Já na parte artística e da arquitetura os mesopotâmicos ficaram conhecidos pela construção de suntuosos palácios e templos. A escultura mesopotâmica era bastante simples, contando com imagens sem expressão e uma representação minimalista dos corpos. A cerâmica também tinha grande destaque na criação de utensílios e no registro de documentos escritos.
Os povos da Mesopotâmia Antiga eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Na concepção destes povos, os deuses poderiam praticar coisas boas ou

Relacionados