Egito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PERÍODO PRÉ-DINÁSTICO

O Egito era dividido em pequenas aldeias, chamadas nomos, que eram lideradas pelos nomarcas. S nomos eram independentes, porém, cooperavam entre si quando tinham problemas em comum.
Assim, as relações foram evoluindo e formaram o Baixo Egito (ao Norte) e o Alto Egito (ao Sul).
Menés, o rei do Alto Egito, conquistou o Baixo Egito e unificou o reino em 3200 a.C.PERÍODO DINÁSTICO

ÉPOCA TINITA: Abrange as duas primeiras dinastias egípcias. Por estarem em paz internamente, se viram para o exterior. Os faraós realizaram ataques contra os núbios, líbios e beduínos, assim como realizaram incursões no Sinai e no Mar Vermelho para exploração mineral.
Durante esse período, foram inventados os hieróglifos – caracteres da escrita egípcia -, e houve grandes progressosna metalurgia e nas condições de vida.

ANTIGO IMPÉRIO
O Antigo Império, que inicia a partir da III dinastia, teve como primeira capital a cidade de Tinis, trocada depois pela cidade de Mênfis. Nesse período, o Egito era pacifista e mantinha-se numa política de Isolacionismo (onde não invadia e não era invadido).
Sua história é marcada por faraós que conquistaram grandes poderes religiosos,militares e administrativos. Durante o Antigo Império, foram construídas obras de drenagem e irrigação, que permitiram a expansão da agricultura. Além disso, é conhecido como a época das grandes pirâmides.
O faraó mais importante daquele tempo foi o Zoser, fundador da III Dinastia, e a ele se deve a construção do primeiro grande monumento de pedra do Egito, a pirâmide escalonada de Saqqarah.
Dascem pirâmides conhecidas no Egito, a maior e mais famosa é a de Quéops, única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que existe até hoje. Quéops era filho de Sefru (que já havia construído uma pirâmide para si). O conhecimento passou de geração em geração e, Quéfren, o filho de Quéops, e Miquerinos, o neto, completaram o trio das pirâmides do planalto de Gizé. Para levantar os monumentos, que eramsimplesmente tumbas para os faraós, estima-se que 30 mil homens trabalharam durante 20 anos.
No final da VI dinastia (a última do Antigo Império), revoltas lideradas pelos nomarcas (administradores do poder local) começaram a surgir com o intuito de enfraquecer o poder do faraó, e foram muito bem sucedidas.
Com o enfraquecimento do poder central, os nomarcas ficaram mais poderosos e independentesdo faraó. Isso, em conjunto com um período de secas extremas, é apontado como a causa da transição para um período de 140 anos de fome e conflitos, o Primeiro Período Intermediário.

PRIMEIRO PERÍODO INTERMEDIÁRIO
Depois do colapso do governo central do Egito no final do Império Antigo, o governo não conseguiu sustentar ou estabilizar a economia do país. Os governadores regionais não podiamcontar com o faraó para apoio em épocas de crise, e a consequente escassez de bens e disputas políticas agravaram-se para situações de fome e guerras civis de pequena escala. No entanto, apesar dos problemas, os líderes locais que já não deviam o tributo ao faraó, usaram esta independência para estabelecer uma cultura próspera nas províncias. Uma vez que dominavam os seus próprios recursos, asprovíncias desenvolveram-se economicamente, fato demonstrado por maiores e melhores atos fúnebres entre todas as classes sociais. Através de surtos de criatividade, os artesãos das províncias adotaram e adaptaram motivos culturais antes restritos à realeza do Império Antigo, e os escribas desenvolveram estilos literários que expressam o otimismo e a originalidade do período.
Livres da fidelidade aofaraó, os governantes locais começaram a competir entre si pelo controle territorial e poder político. Por volta de 2.160 a.C., os governantes de Heracleópolis controlavam o Baixo Egito, enquanto um clã rival, baseado em Tebas, a família Intef, assumiu a posse do Alto Egito. Houve, então, um confronto entre as duas famílias rivais e as forças de Tebas derrotaram seus rivais, reunindo os dois...
tracking img