Egito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como objetivo relatar o documentário Construindo um Império – Egito, que conta a história de um país povoado de múmias no subsolo, reis que se consideravam deuses, deuses imaginários e onde a arquitetura se mostra pela primeira vez com toda sua beleza e plenitude.

CONSTRUINDO UM IMPÉRIO - EGITO

O documentário Construindo um império – Egito nosremete ao antigo império e a sociedade egípcia com a sua importância para a Arquitetura. Durante o império egípcio foram feitos impressionantes avanços na arquitetura, mas isso só foi possível graças à economia estável do Estado e a sua administração que conseguia organizar todos os trabalhadores.
O Egito se encontra nas margens do Rio Nilo e por isso sofria constantemente com as cheias anuais do rio,para conter a água foi criada a primeira barragem, pelo faraó Menes, ela protegia a capital Mênfis. Apesar das cheias devastadoras o Nilo foi fundamental para a expansão territorial do povo egípcio, pois utilizavam o rio como estradas fluviais. O rio corria do sul ao norte e podiam usar o vento do norte a sul, e para as demais direções eles construíam uma rede canais que possibilitou o tráfegopara qualquer outra direção. Esses canais eram grandes e neles podiam ser transportados através de embarcações pessoas, grãos, comida, pedras.
Os egípcios tinham a crença de vida após a morte, em que os túmulos eram suas moradas depois que morressem. Esse conceito foi um fator determinante nos monumentos da arquitetura egípcia. No começo os templos mortuários eram simples estruturas feitas detijolos denominadas mastabas. Conforme os túmulos ficavam mais sofisticados as simples mastabas passaram a ser estruturas mais complexas formadas por pedras chamadas de pirâmides. Foram necessárias varias tentativas para atingirem as proporções perfeitas.
A primeira pirâmide construída foi a Pirâmide Escalonada na região da Saqqara pelo faraó Djoser. O arquiteto responsável pelo projeto foi Imotep,com a mão de obra de 10 mil homens e centenas de mulheres para manter esses trabalhadores vestidos e alimentados. Para esse projeto ser concretizado não bastava apenas a técnica de construção, mas também uma boa administração para organizar todos os trabalhadores. O seu templo mortuário era constituído por uma área subterrânea e outra na superfície. Na parte subterrânea foram feitos dois túneischamados de sarcófagos, um para por seu corpo mumificado e no outro os seus órgãos internos. A área da superfície era constituída por pedras com a altura de vinte andares.
O faraó Snefru, almejava alcançar a perfeição e para isso ele passou por diversas tentativas até construir a pirâmide perfeita. Na sua primeira tentativa ele fez a pirâmide de Meydum, mas ele abandonou o projeto. Em sua segundatentativa ele construiu uma pirâmide na região de Dashur, mas no inicio de sua construção foram encontradas falhas na sua fundação, porém Dashur deu continuidade ao projeto e reparar os danos sua fundação foi aumentada, mas seu ângulo de sua inclinação foi modificado dando a ela uma aparência curva, por isso é chamada de Pirâmide Curva. Na sua terceira e última tentativa Snefru conseguiu atingirseu objetivo, construindo uma pirâmide com inclinação gradativa, denominada de Pirâmide Vermelha. Até hoje não se sabe ao certo como essas pirâmides foram feitas, existem três teorias sobre como elas puderam ser erguidas. O filho e sucessor de Snefru, Quéops, edificou a maior e mais perfeita pirâmide chamada de Gizé. Num espaço de quase quatro séculos o período das pirâmides submergiu nas trevas.Uma nova linhagem de faraós vindas do sul ergueu novamente o império. Sesostris III 1870 -1831 a.C, foi responsável por fazer uma arquitetura militar erguendo fortalezas no Vale do Nilo que protegiam a fronteira da Núbia, uma cidade rica e importante para o Egito. A maior das fortalezas foi a de Buhen, ela possuía camadas defensivas que podia abrigar mil soldados, foi suas guarnições que...
tracking img