Efolio b - praticas e tic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª Parte

Este documento analisado subdivide-se em sete partes: Introdução; Os portefólios em contexto escolar; Desenho do estudo; Implementação e organização do programa de e-portefólios; Instrumentos e procedimentos de recolha de dados; Síntese dos resultados e Sugestões para futuras investigações. Irei fazer um comentário crítico deste documento, respeitando a ordem sequencial apresentadopelos autores.
Na introdução do documento analisado, conferimos o objectivo dos autores apresentarem novos métodos de práticas pedagógicas, ao mesmo tempo, chamando à atenção aos aspectos fundamentais da aprendizagem da Matemática e a necessidade de alterar as práticas de ensino e de avaliação dos alunos. Os autores também revelam a necessidade de haver uma avaliação completa e precisa e que arecolha de dados não deve ser apenas testes de avaliação, mas deve incluir também recolhas de diversas fontes de evidência observadas pelo professor utilizando os e-portefólios.
Comentário: Durante o meu percurso como professor, implementei esta estratégia e concorde totalmente com a opinião dos autores. A utilização de portefólios poderá diversificar os momentos de avaliação, instrumentos deavaliação e de aprendizagem. Apenas gostaria de salientar que esta estratégia não só se aplica na disciplina de Matemática, mas em todas. Também, gostava de destacar os factos das disciplinas de Matemática e Português serem alvo dos exames nacionais e a necessidade de verificar até que ponto os e-portefólios seria uma vantagem para a orientar os alunos na preparação da realização destas provas. Aminha licenciatura provém da área de Matemática/Informática e no que diz respeito à Matemática, cheguei à conclusão que dois factores para contribuir ao sucesso desta matéria se tratam da orientação e a prática de exercícios. Com base na minha experiência na realização de portefólios electrónicos, posso afirmar que se trata de uma prática pedagógica que consome algum tempo o que leva-nos ànecessidade de equilibrar a utilização desta.
Na segunda secção deste documento verifica-se uma análise dos portefólios electrónicos em contexto escolar. Isto é, uma actividade reflexiva na prática pedagógica, no qual tem como objectivo o aluno: efectuar a sua avaliação (auto-avaliação); reflectir sobre a sua aprendizagem (metacognição); e empreender acções para melhorar (auto-regulação). Os autoresmencionam também a existência do aumento de feedback entre professor/aluno; a possibilidade de momentos de partilha e colaboração entre todos os alunos de uma turma ou entre uma comunidade de aprendizagem mais alargada, ao mesmo tempo, promovendo a motivação do aluno e o seu envolvimento na construção do seu conhecimento e permitindo-lhe condições favoráveis à construção de um portefólio reflexivoem interacção social com os membros da comunidade.
Comentário: Durante os últimos três anos lectivos, têm tido a experiência de leccionar a área curricular Área de Projecto utilizando salas de informática e novamente concorde com as ideias destes autores.
A terceira parte deste trabalho de investigação refere-se ao Desenho do estudo. Este estudo concentra-se em três aspectos: o processo deorganização e implementação de um programa de e-portefólios em Matemática escolar; Análise da participação e envolvimento dos alunos na construção do e-portefólio; Identificação de vantagens/desvantagens do ambiente Moodle na aplicação de um programa de e-portefólios em Matemática escolar.
Comentário: Gostaria de salientar que este exercício efectuado pelos autores foi implementado durante asaulas da área curricular de Área de Projecto e não nas próprias aulas de Matemática. Temos que ter a noção que nem todos os professores tem à sua disposição estas condições o que poderá levar aos mesmos a rejeitar ou limitar este tipo de prática pedagógica.
A quarta parte deste trabalho relaciona-se com a Implementação e organização do programa de e-portefólios. Este trabalho de investigação foi...
tracking img