Efolio B Carla Ruivo 900876 T1 Final

949 palavras 4 páginas
O vídeo “Arte e Educação: A Magia da Palavras” aborda dois temas principais: a evolução da linguagem na criança, a criação de condições sócio-culturais e educacionais favoráveis ao seu desenvolvimento linguístico e cultural e uma segunda parte onde é colocado no livro e na mediação da leitura, nos contadores de histórias, bem como nas comunicações, a magia da palavra para o ser humano bem como nas comunidades culturais onde ele se integra. Mas o enfoque principal não é mais que A Magia da Palavra e tudo o que se relaciona com ela.
A primeira parte do vídeo começa com o grito de um bebé que acaba de nascer, “o grito de querer ser”. Gritar, chorar são os primeiros sinais de existência visível que o bebé tem ao nascer para com o mundo exterior, produzindo-se na forma de linguagem do corpo e da voz. As lalações, as ecolálias, a palavra, a frase, os discursos, fazem parte da evolução da criança. Esta começa com estímulos sensoriais e diversas experiências interativas que tem com os pais, educadores e com todas as pessoas do seu núcleo social e familiar. Verificamos isso no vídeo, quando as crianças ao serem estimuladas pela educadora para cantar, a forma de se sentarem e fazerem silêncio para começar ouvir a história, ou por todo o material didáctico que lhes é proporcionado para desenvolver as suas capacidades e conquistar a sua língua materna.
A criança vai herdar e beneficiar de todo o património linguístico do meio cultural em que se encontra, assim como, vai construindo a linguagem através dos diversos sons que a rodeia. Os interesses da criança vão-se edificando com o auxílio dos outros, do espaço em que este (ex.: jardim de infância) se encontra, bem como todo o material didático disponível e o ambiente que a envolve, para ela poder tirar partido de todas as suas capacidades e poder brincar aprendendo. O vídeo mostra que o jardim-de-infância é um espaço muito importante para o desenvolvimento linguístico da criança como para a sua inclusão social. A interacção

Relacionados