Efolio A - História da Idade Moderna

2424 palavras 10 páginas
História da Idade Moderna
Nome:

INTRODUÇÃO
O Renascentismo surgiu com a crise do século XIV que abalou o sistema feudal da Idade Média, e a partir do que, aconteceram diversas alterações muito relevantes na maneira de pensar e no modo de vida das pessoas, manifestadas na literatura, nas artes e na ciência. Esse é o aspecto histórico, mas quais as verdadeiras implicações que tais alterações tiveram no quotidiano das pessoas? Quais as alterações nas estruturas sócio-económicas e de que modo influênciaram ou foram influênciadas?
Que transformações políticas se deram nesse periodo? Todos estes temas serão debatidos neste trabalho. DESENVOLVIMENTO
Diante do processo de transformações sociais, políticas e económicas, o sistema feudal entrou em decadência. Neste contexto, uma nova classe acabou por emergir, a Burguesia. Os burgueses habitavam as cidades medievais (burgos) e dedicavan-se ao comércio e à manufatura. O crescimento das cidades «O crescimento demográfico de Londres, de Lisboa e de Roma foi espetacular e ultrapassou largamente os 100% num século»1, do comércio e da mobilidade social favoreceram a burguesia, que passou a ter mais poder económico e por conseguinte a ser mais influente política e socialmente, dando lugar a um novo sistema sócio-económico, o Capitalismo. É de referir o aparecimento do cheque no final do século XIV em Itália, a moeda de papel e moeda bancária também. Em 1401 a Municipalidade de Barcelona criou a Taula de canvi – primeiro banco público do mundo. (DELUMEAU, J., p. 206)
Como vimos, entre a decadência do feudalismo e o surgimento do capitalismo verificaran-se muitas mudanças na sociedade europeia. Estas modificações atingiram vários níveis da vida dos europeus, pois mudaram radicalmente alguns aspetos que faziam parte das caraterísticas da Idade Média. A economia, a religião, a política e a mentalidade mudaram. A Idade Média dava lugar à Idade
Moderna.

1

Delumeau, Jeam – A Civilização do Renascimento,

Relacionados

  • Resumo
    18734 palavras | 75 páginas