Efluente liquidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Efluentes são todos os resíduos fluidos (líquidos e gasosos) provenientes das diversas atividades humanas, quando são descartados no meio ambiente. Segundo a NORMA NBR 9648 (ABNT 1986), “esgoto sanitário é o despejo líquido constituído de esgoto doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição parasitária”.
Os efluentes líquidos constituem-se nos maiores poluidoresdos corpos de águas e por isto tem sido dedicado muito esforço para controlar a qualidade dos mesmos. No Brasil existe uma completa legislação Federal e Estadual que trata dos efluentes líquidos.

Desenvolvimento
Classificação dos efluentes:

Apesar de haver, segundo sua origem, uma profunda diversidade na quantidade de poluentes das águas servidas, em linhas gerais podemos classificar osefluentes líquidos em:

Efluentes domésticos

Caracterizam-se por possuírem uma alta carga de matéria orgânica (fezes, restos de comida, gordura, celulose) e substâncias empregadas como material de limpeza. Devem ser coletados e removidos para suas áreas de disposição final ou tratamento o mais rápido possível, a fim de se possa evitar o desenvolvimento de suas condições sépticas. As suas vazõesde escoamento são muito variáveis e eles apresentam sólidos grosseiros que podem se encontrar flutuando ou em suspensão.

Efluente industrial

Sua composição varia em função da atividade industrial. Os efluentes da agroindústria e indústria alimentícia, em geral, são ricos em matéria ogânica ao passo que outros ramos industriais tendem a produzir efluentes mais ricos em diversos e variadoselementos e compostos químicos.

Efluente agrícola
São os decorrentes diretamente das atividades agrícolas. Em geral são ricos em compostos ricos em nitrogênio, fósforo e enxofre, provenientes de adubos, e substâncias químicas tais como inseticidas, fungicidas, herbicidas.
Os poluentes decorrentes das atividades agrícolas atingem os corpos d'água após passarem pelo solo, de onde são retiradospela ação da águas de corrimento superficial e subterrâneas.

Efluentes pluviais urbanos

São os carreados pela lavagem do ambiente urbano, promovida pelas águas de chuvas. São formados por detritos orgânicos, fuligem e hidrocarbonetos dos combustíveis, óleos e graxas dos veículos, além de inúmeras substâncias provenientes do desgaste dos pneus, asfalto e construções em geral.

Efluente dedepósito de resíduos sólidos

Entre os vários depósitos de resíduos sólidos, os chamados lixões, produzem um efluente (chorume) extremamente concentrado em matéria orgânica e outras substâncias químicas e metais pesados. Muitas destas substâncias são geradas em processos de degradação aeróbica e anaeróbica que ocorrem nestes lugares.

Impactos na sociedade

A geração de efluentes líquidos éum problema bastante complexo pois a poluição do solo e do subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso. O solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água,um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as atividades humanas e para os resíduos produzidos. E o seu mau uso pode ser um grave problema para o meio ambiente e à saúde pública.
O solo poluído poluirá os mananciais hídricos daí o maior vetor de contaminação e disseminação de doenças para toda uma sociedade.
As águas poluídas podem causar muitas doenças como as micoses de pele,leptospirose, cólera e se ingerir esta água daí o número se multiplica com o aparecimento de infecções intestinais e urinárias, contaminações diversas por metais pesados e produtos tóxicos, inflamação de mucosas e entre outros. Causando um dano terrível para a sociedade e alem de infectar solos agrícolas e assim prejudicando animais e os seres humanos.

Exigências inerentes (regulamentação)...
tracking img