Eficiencia energetica-projeto arquitetonico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de eficiência energética:



I - INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil constitui-se como um dos setores mais devastadores em termos de impactos ambientais, o que torna urgente uma alteração do paradigma que caracteriza este setor e que seja capaz de fazer a transição de um setor poluente para um setor mais sustentável e amigo do ambiente.

Neste intuito,falaremos nesse trabalho sobre a EFICIÊNCIA ENERGÉTICA no ramo da construção civil, dando maior ênfase ao uso racional da energia nas construções.



II – DESENVOLVIMENTO

II.I - CONTEXTUALIZAÇÃO

O debate mundial sobre a necessidade de construções com menor impacto sobre o meio ambiente começou após a 1ª Crise do Petróleo, em 1973, quando os países exportadores de petróleo subiram abruptamenteo preço de seus produtos, forçando o Ocidente a encontrar opções para seu abastecimento.

As nações desenvolvidas – então altamente vorazes e dependentes de recursos energéticos – tiveram de repensar suas estratégias de produção e estilo de vida. Pela primeira vez, a busca por maior eficiência energética tornou-se um imperativo em todos os setores da economia, incluindo as edificações, quedemandavam grande quantidade de energia para iluminação, funcionamento e sistemas de calefação e refrigeração.

A Crise do Petróleo levou o Ocidente ao desenvolvimento de novos modelos e ferramentas de gestão de processos, como a Análise de Ciclo de Vida (ACV), alterando padrões na própria arquitetura e construção civil, gerando novos e inesperados impactos, como “efeitos colaterais” aos danoscorrigidos.

Finalmente, após a Rio 92, seriam dados passos definitivos para a sistematização de um modelo que buscasse, por meio das edificações, reproduzir ao máximo as características do meio ambiente natural no ambiente construído e incorporar o conceito de ecologia em seus processos. Nascia a construção sustentável.

Podemos definir Construção Sustentável como um sistema construtivoque promove alterações conscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de uma edificação de uso do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Para uma obra ser considerada sustentável, ela deve causar o menor impacto possível sobre o meio ambiente e a saúde de seus usuários e moradores.

Há noveprincípios básicos que caracterizam uma obra sustentável. No entanto, nem sempre é possível atender a todos estes passos, em função de custos e desconhecimento de metodologia, materiais e tecnologias. São eles:

1. Planejamento Sustentável da Obra

2. Aproveitamento passivo dos recursos naturais

3. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

4. Gestão e economia da água

5. Gestão dos resíduosna edificação

6. Qualidade do ar e do ambiente interior

7. Conforto termo-acústico

8. Uso racional de materiais

9. Uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis







II.II – DEFINIÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA pode ser entendida como a obtenção de um serviço com baixo dispêndio de energia. Portanto, um edifício é maiseficiente energeticamente que outro quando proporciona as mesmas condições ambientais com menor consumo de energia.

Além das campanhas contra o desperdício que vêm sendo feitas, surgem cada vez mais equipamentos de baixo consumo e maior eficiência energética, como alguns eletrodomésticos. Entretanto, além da utilização destes recursos tecnológicos, a elaboração de projetos que incluam estudossobre o comportamento energético do edifício pode melhorar a eficiência da arquitetura.

II.III – MÉTODOS PARA SE OBTER EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A sustentabilidade na eficiência energética dos projetos valoriza a busca de conceitos arquitetônicos que aproveitem o máximo dos recursos naturais disponíveis sem esquecer-se de seus efeitos negativos, desde a simples orientação solar mais...
tracking img