Eficiência energética de resíduos de madeira na amazônia

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 3 de maio de 2011
Eficiência Energética de Resíduos de Madeira na Amazônia
Gisele Rodrigues dos Santos (AMB10B)

O início do processo civilizatório do homem (Era do Fogo), é marcado pela descoberta de que a madeira poderia ser uma importante fonte de energia. Uma aplicação desse potencial, muito sofisticada para o período, era a simples fricção de dois gravetos que gerava fogo e assim, consequentemente,criava-se uma fogueira, o que foi um grande passo para a humanidade. Até hoje a obtenção de energia a partir da madeira, apesar de primitiva, é realizada em grande parte para uso doméstico, com lenha para queima direta sendo geralmente associada a contextos rurais e de subdesenvolvimento.
No século XXI o interesse pelos energéticos derivados da madeira volta a crescer em todo o mundo, estimulado pelosaltos preços do petróleo e pelas metas para aumentar o uso de fontes renováveis. O consumo de “pellets” de madeira na Europa em 2009 atingiu 7,5 Mt movimentando € 1 bilhão. Embora ainda relativamente pequeno, o crescimento é muito forte quando se considera que, em 2001, o consumo dessa bio-energia foi de apenas 1,5 Mt.
No Brasil a madeira pode ser considerada uma das principais fontes de energia,pois fornece uma quantidade comparável às hidrelétricas. No entanto a maior parte desse material destina-se ao uso industrial nas indústrias de celulose e papel, gesseira, cerâmica, ou é utilizada para fabricar carvão vegetal, insumo na cadeia de produção do ferro-gusa e aços especiais. Residindo aí o perigo, pois essas atividades envolvem, igualmente, a exploração de florestas nativas, odesmatamento ilegal de grandes áreas e condições precárias de mão-de-obra.
Muitos estudos vêm sendo realizados no intuito de se aplicar formas adequadas e eficientes para a utilização da madeira como fonte de energia. Exemplo disso foi o 1º Seminário Madeira Energética – MADEN 2008, realizado na sede do Instituto Nacional de Eficiência Energética – INEE, no Rio de Janeiro, onde muitas propostasapresentadas foram apresentadas.
Uma dessas propostas foi a criação de áreas de florestas plantadas resultantes de manejo sustentável, e que podem atender a demanda por madeira. Seguindo assim uma tendência mundial, devendo se viabilizar economicamente nas próximas décadas, quando o seu uso deverá ser maior que o dos resíduos (TOLMASQUIM et al.,2003).
Outra possibilidade interessante, que foi citadae que pode reduzir a pressão sobre as florestas, é a briquetagem, processo que permite a compressão de descartes agroindustriais, que são então transformados em toras superenergéticas.
A notória falta de eficiência da indústria madeireira brasileira, especialmente das empresas localizadas na Região Amazônica, em boa parte ocorre porque não se sabe o que fazer com o grande volume de resíduos. Talineficiência diminui a competitividade da indústria tanto no mercado nacional, como internacional, os quais se mostram em constante crescimento (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – Sudam, 1981; FAO, 2000; Smeraldi & Veríssimo, 1999; Viana, 2000).
Segundo Souza (1997), considerando a atual conjuntura brasileira de significativa carência de energia elétrica, com ênfase nas RegiõesNorte e Nordeste, e que num país em desenvolvimento é crescente e acelerado o processo de demanda de energia, é indiscutível a importância que assume o aproveitamento de resíduos e da biomassa em geral, por qualquer um dos processos disponíveis. Outro aspecto relevante a ser considerado no aproveitamento de resíduos e biomassa diz respeito ao seu caráter estratégico. Num país em desenvolvimentocomo o Brasil, nenhuma forma de energia deve ser esquecida ou subvalorizada, especialmente as de caráter renovável.
Mendes et al. (1997) observam que a situação da matriz energética brasileira mostra uma grande dependência de combustíveis derivados do petróleo (32,3%), o que representa um risco para o País, por se tratar de um recurso não-renovável. Entretanto, apesar da participação da energia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eficiência energética
  • Eficiência energetica
  • Eficiencia energética
  • Eficiência Energética
  • Eficiência Energetica
  • Eficiência Energética
  • Eficiencia energetica
  • EFICIENCIA ENERGETICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!