Eficiência energética de primeira lei de um secador industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA



Trabalho de Graduação

Análise da eficiência energética de primeira lei de um secador industrial

Autor: Addans Layon Costa Soares
Orientador: André Damiani

Santa Bárbara d’Oeste - SP
Novembro de 2012

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE ENGENHARIA,ARQUITETURA E URBANISMO
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Trabalho de Graduação
Análise da eficiência energética da primeira lei de um secador industrial

Trabalho de Graduação apresentado a Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Metodista de Piracicaba como um dos requisitos para obtenção do título de Engenheiro Químico.

Santa Bárbara d’Oeste - SPNovembro de 2012

Dedicatória

Dedico este trabalho à minha Mãe, minha Avó, meu Tio e minha Namorada, que me ajudaram diariamente, acreditaram em meu potencial e que brevemente poderei retribuir da melhor maneira possível tudo que me foi feito.

Agradecimentos

- Primeiramente a Deus, que durante o curso, deixe de acreditar, mas que nunca deixou de acreditar emmim e de me desamparar.
- A minha Mãe, que com sua garra e coragem, foi papel fundamental em minha formação.
- Ao meu tio Moacir, que nos últimos 4 anos tem sido um pai para mim.
- A minha avó que mesmo não entendendo nada sobre termodinâmica, química e física, sempre entendeu o quanto importante era minha formação.
- A minha namorada que sempre esteve comigo nos temíveis finais de semestre,nas apresentações de trabalho, nos seminários, e nos momentos felizes ( entrega das notas ), e todos os outro momentos.
- Aos amigos Jean, Cícero, Sirso, Filipe, Miraldino que me fizeram dar boas risadas a ponto de por alguns momentos esquecer a seriedade do curso.
- A professora Marina, que me acompanhou por 2 anos consecutivos.
- Ao professor Manoel Mendez que foi meu professor durante 2anos e meio.
- Ao professor Antonio Galego, que mesmo tendo ministrado apenas uma disciplina, foi de grande importância a minha formação.
- Ao professor e vice-diretor Roberto, que por mais difícil que isso possa parecer, me fez pegar gosto por “inversas de Laplace”.
- Ao Professor Leandro Marelli um novo amigo que fiz no curso.
- Ao Professor e Coordenador Valdemir.
- Aos professores, Jeferson,André Lima, Rodolfo, Adriana e Lauriberto
- Ao pessoal do atendimento integrado, Lorisse, Nilson e Carlos, que sempre me atenderam com boa vontade durante estes 4 anos que estudo na UNIMEP.
- E por fim agradeço ao meu Professor e Orientador André Damiani Rocha, que não poderia ter sido melhor orientador. Me deu liberdade necessária a produção do trabalho, corrigiu meu erros, e como se diz ovelho ditado popular, “não me deu peixe, me ensinou a pescar”.

RESUMO



O trabalho que visa analisar a eficiência térmica de uma determinada estufa de secagem industrial serve de base para analise da eficiência de muitos outros tipos de equipamentos da indústria química, algo muito importante, pois a eficiência energética está relacionada diretamente a fatores como custo de produção, meioambiente e investimentos. Na metodologia deste trabalho foram feitas coletas de dados experimentalmente, e também através da literatura e sites que forneciam propriedades importantes dos materiais. Todos os cálculos envolvidos no processo foram baseados em conceitos da termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor. Apesar do titulo do trabalho dizer apenas sobre a eficiência térmicada estufa de secagem, outros dois parâmetros são muito importantes ao processo, que são o tempo necessário e onde ocorrem as perdas de energia, e os resultados mostraram que o equipamento possui uma Eficiência Térmica de 8,64%, um tempo mínimo necessário ao processo de 286 segundos, e calculou-se que o local onde ocorrem as maiores perdas de energia é através do ar de saída do processo e também...
tracking img